A Arfrio deu início às operações em seu novo centro de distribuição em Extrema (MG) neste mês de setembro. A reportagem da Tecnologística teve acesso exclusivo às novas instalações nesta quinta-feira (26), que somam 12 mil posições pallet, distribuídas em duas câmaras de armazenagem de diferentes capacidades, adequadas ao armazenamento de produtos resfriados e congelados. Os valores do investimento não foram divulgados.
O novo centro de distribuição foi inicialmente planejado para atender a uma demanda crescente da McCain do Brasil na região. Na sequência, a intalação passou a absorver também outras demandas de clientes do setor de alimentos, com a capacidade de suportar operações logísticas de grande escala.
"A planta foi idealizada para atender à demanda de grandes indústrias alimentícias, como a McCain do Brasil e a Forno de Minas, que já está operando com a gente aqui. Essa nova unidade tem 12 mil posições pallet, sendo 5 mil já em operação para a McCain do Brasil, e outras 1.300 dedicadas ao cliente Forno de Minas", destacou Adriano Rocha, superintendente-geral da Arfrio.
Durante a visita, foi revelado que há negociações em andamento com um terceiro cliente, além da possibilidade de expansão, caso o mercado demande. "Ainda estamos em fase de expansão, com 60% do prédio já em operação. Nossa capacidade pode ser ampliada conforme as necessidades dos clientes", comentou o executivo da Arfrio.
As novas instalações foram desenvolvidas especialmente com o objetivo de garantir eficiência nas operações da McCain do Brasil. Com grande capacidade de armazenamento, a instalação agora também pode suportar as exigências de clientes que atuam em mercados que demandam alta capacidade de armazenagem e distribuição de produtos com controle rigoroso de temperatura. O espaço também inclui infraestrutura moderna para suportar operações logísticas robustas, como 12 docas preparadas para agilizar o fluxo de mercadorias.