Transportadora aumenta oferta de serviços em Goiânia e São Paulo
A transportadora Expresso Brilhante está ampliando os investimentos na estrutura física das filiais, principalmente em São Paulo e Goiânia, para aumentar a oferta de serviços de armazenagem e distribuição. Em sua matriz, localizada na capital goiana, a empresa está oferecendo desde o primeiro semestre um espaço de oito mil metros quadrados para armazenagem, em uma área total de 20 mil metros quadrados. “Tínhamos um armazém geminado e utilizávamos cerca de 50% do espaço disponível. Os outros 50% eram ocupados por uma transportadora e, desde março, estamos cuidando do espaço total”, explica Cristiano Luiz, diretor Comercial da empresa, referindo-se à área anterior de 4.600 metros quadrados.
Em Goiânia, a empresa está realizando as operações de armazenagem e distribuição para dois clientes, um do segmento alimentício e o outro de eletrodomésticos – os nomes não são divulgados. Para o primeiro, a Expresso Brilhante retira as mercadorias no depósito localizado em Goiânia, armazena, faz o agendamento das entregas e, posteriormente, realiza a distribuição em frota dedicada para os Estados de Goiás, Brasília e Tocantins.
Para o segundo cliente, do segmento de eletrodomésticos, o Expresso Brilhante transporta as mercadorias da fábrica localizada em Joinville (SC), armazena e opera a distribuição para as Regiões Centro-Oeste e Norte. “Já realizávamos a armazenagem para este cliente no armazém anterior, enquanto o cliente do setor alimentício entrou agora, com a abertura da nova área”, explica Antônio Reisnildo, diretor-presidente da empresa. Segundo ele, o foco agora está voltado para o atendimento do pólo atacadista e ao segmento de supermercados, tanto em pequenos como em grandes volumes.
Nova unidade em São Paulo
Em março deste ano, a transportadora mudou-se de uma unidade com 5.500 metros quadrados localizada na cidade de Guarulhos (SP) para um espaço de 7.000 metros quadrados também na cidade, situado mais próximo ao Aeroporto Internacional. Segundo Luiz, o terminal anterior não comportava as operações com o crescimento da empresa e, hoje, a nova unidade conta com oito docas para recebimento e 16 para carregamento e transferência.
Com esta ampliação da área disponível, a empresa passou a oferecer em São Paulo a armazenagem de produtos – uma operação não realizada anteriormente, em virtude da falta de espaço – para um cliente do setor de embalagens. Para esta nova conta, foi destinada uma área de 300 metros quadrados, que é praticamente a área total da empresa dedicada à armazenagem. “Caso apareça um novo cliente, será disponibilizada uma nova área para o atendimento”, explica Luiz. Todo o transporte inbound e outbound das embalagens está sob responsabilidade do Expresso Brilhante. “Em São Paulo, recebemos os produtos, que saem de Porto Alegre, armazenamos e então distribuímos para as Regiões Norte e Centro-Oeste do País”, afirma Luiz.
Os investimentos futuros do Expresso Brilhante concentram-se agora nas cidades de Belém e Manaus, onde a empresa já conta com espaços disponíveis para armazenagem. Na capital paraense, a filial deve ser transferida em outubro para um novo terminal, construído sob o conceito built-to-suit, ou seja, o Expresso Brilhante especificou as exigências do espaço para o construtor, que executou a obra e fará a locação para a transportadora. Este modelo de locação foi também adotado na filial em Brasília, já em operação.
Investimento em frota
Como parte da estrutura para atender ao serviço de armazenagem, a transportadora está realizando um investimento em frota, tanto em veículos como de sistemas de rastreamento. Foram comprados 10 veículos e realizou-se um investimento em sistemas de rastreamento fornecidos pela Control Loc: “A frota total – interna e agregados – está hoje com 90% dos veículos com sistema de rastreamento”, completa Luiz.