A Sanofi e a DHL Supply Chain anunciaram a inauguração de um novo centro de distribuição (CD) em Extrema, no sul de Minas Gerais, com 8 mil m² e a geração de 150 empregos diretos. As operações iniciam neste mês de junho, como parte de um plano de investimento da Sanofi em Minas Gerais, totalizando cerca de R$ 333 milhões até 2032, com foco na expansão logística.
Esta é a quarta unidade da DHL em Extrema e a segunda no campus logístico de 91 mil m², localizado às margens da rodovia Fernão Dias. O novo CD possui docas para carga e descarga e três tipos de espaços de armazenagem: carga climatizada (15° a 25°C), antecâmara (8° a 16°C) e refrigerada (2° a 8°C). Construída do zero, a instalação atende aos mais altos padrões de qualidade necessários para receber produtos de saúde, incluindo todos os tipos de medicamentos.
Fernando Sampaio, presidente da Sanofi no Brasil, destacou que o novo CD fortalece a presença da Sanofi no Brasil e cria oportunidades que impulsionarão o desenvolvimento da região, ampliando o acesso a medicamentos e vacinas.
Marcos Cerqueira, vice-presidente de Saúde da DHL Supply Chain, afirmou que a expansão das instalações em Extrema facilita a transição e operação de distribuição de medicamentos, com escala, equipe especializada e tecnologia.
Além da unidade em Extrema, Sanofi e DHL operam o maior CD da Sanofi na América Latina, localizado em Guarulhos. A Sanofi também possui duas unidades fabris em Campinas (SP) e Suzano (SP), com capacidade de produção de 420 milhões de unidades de medicamentos por ano.
A DHL gerencia todo o processo de armazenagem, recebimento de cargas e expedição, utilizando um sistema digital de gestão logística (WMS) que permite visibilidade dos itens de ponta a ponta. A operadora também realiza o serviço de carimbagem para amostra grátis ou venda governamental.