A DHL Express está investindo R$ 23 milhões em um novo Gateway no Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP). Este novo centro de processamento de cargas importadas será o maior da DHL Express no Brasil e o segundo na América Latina, com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento de cargas e melhorar a segurança no recebimento de itens internacionais.
Segundo Mirele Mautschke, CEO da DHL Express no Brasil, o Gateway de Viracopos funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, com uma área de 2,5 mil metros quadrados e capacidade para processar 3 mil peças por hora. A instalação contará com 176 câmeras de monitoramento e outras tecnologias de segurança, alinhadas às exigências da Receita Federal.
O novo Gateway permitirá uma redução nos riscos de processamento alfandegário e oferecerá custos mais competitivos em comparação com concessionárias de aeroporto. A operação noturna de alfandegamento promete melhorar o tempo de trânsito em até dois dias no processo de nacionalização da carga.
A instalação foi projetada com foco na sustentabilidade, incluindo 164 placas solares e iluminação LED, que devem reduzir o consumo de energia elétrica em aproximadamente 46%. Além disso, a infraestrutura inclui um sistema de captação de água para reuso. Este investimento faz parte do compromisso da DHL Express com a redução das emissões de carbono, visando zerar as emissões de CO2 até 2050.