A Shopee, marketplace global que conecta vendedores, consumidores e grandes marcas, acaba de inaugurar um hub logístico em Palmas (TO). O novo espaço funciona no modelo de última milha, no qual as mercadorias passam para serem roteirizadas e encaminhadas para os compradores. Este é o segundo galpão da Shopee no Norte do país - o primeiro está localizado em Belém, no Pará. O objetivo é ficar mais próximo dos vendedores e consumidores da região e otimizar as conexões da ligação norte-sul no eixo Goiânia-Belém, passando por Brasília e Maranhão também.
De acordo com a empresa, essa expansão da malha logística destaca seu compromisso em atender às crescentes demandas dos usuários e dos lojistas do estado. "Este novo espaço nos permitirá oferecer entregas mais rápidas e eficientes, além de reforçar nossa presença e infraestrutura no Norte do país. Queremos impulsionar ainda mais a economia local, gerando empregos e oportunidades para parceiros.", comenta Rafael Flores, head de Expansão Logística na Shopee.
A expansão logística da Shopee no Brasil
No total, o marketplace conta com 11 centros de distribuição, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul – inaugurados em fevereiro e março, respectivamente. Além disso, são mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros. Tudo isso tem potencializado a capilaridade das entregas, permitindo que a empresa consiga chegar nas residências em todo o território nacional.
O caminho do produto até o consumidor
A jornada física de um pedido na plataforma começa com a preparação da mercadoria pelo vendedor após a confirmação da compra. Os produtos são coletados nos espaços dos vendedores por veículos da primeira milha ou são levados pelos lojistas em pontos de pick up/drop off (PUDOs) - hoje a empresa conta com mais de 1.800 unidades nesse modelo.
Os pedidos são então encaminhados para processamento e distribuição, passando por um roteirização diária para otimização das entregas (hub de primeira milha, centro de distribuição, galpão de última milha e usuário final). Para a entrega ao consumidor, são selecionados motoristas com base em conhecimento de rota. Esses caminhos são feitos com monitoramento em tempo real para garantir a entrega no primeiro dia sempre que possível. Para viabilizar esse alcance, a Shopee conta também com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos.