A NDD Tech, empresa brasileira de software para inteligência fiscal, transporte, logística e provedores de outsourcing de impressão presente em 42 países, inaugura nova sede em Lages (SC). O empreendimento, localizado no parque tecnológico Orion, tem 6 mil metros de área construída, recebeu um investimento de R$ 15 milhões e enfatiza os 20 anos de história da companhia. Hoje, a NDD possui 25 mil clientes no Brasil e exterior e espera crescer 20% em novos negócios até o final de 2024.
Segundo o presidente da NDD Tech, Valmir Tortelli, a nova sede foi construída com um conceito ambiental focado em ESG, com janelas para claridade, placas solares, reaproveitamento da água da chuva e tecnologia para oferecer um espaço interativo, confortável e inspirador para os colaboradores. Além disso, referente ao seu período de construção em 2023, já foram plantadas 100 árvores para compensar as emissões de carbono.
Operação logística
As tecnologias desenvolvidas pela companhia para automatização, gestão, pagamento e auditoria de fretes possuem dashboards formados por indicadores compilados sobre o transporte de cargas (governança) e cálculos automáticos que são disponibilizados de forma intuitiva para a compensação do meio ambiente. “Os indicadores são disponibilizados de forma simples, rápida e com fácil entendimento, para que transportadoras, operadores logísticos e embarcadores possam entender qual o seu impacto ambiental durante o transporte, sendo que as informações servem como base para iniciar qualquer tipo de compensação ambiental”, destaca Valmir Tortelli.
Além disso, o presidente destaca a contribuição para a concepção da nota fiscal eletrônica em parceria com as empresas e o Governo Federal, que tornou a NDD uma das maiores emissoras de nota fiscal do país, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias para a logística também, que envolve desde a saída da mercadoria da indústria até a ponto de venda. “Através de um documento fiscal, é possível gerar várias soluções de frete de forma ‘automática e integrada’. Com a base forte de informações fiscais, iniciamos a automatização do CT-e, MDF-e, documentos que têm sempre a origem de uma mercadoria/emissão de nota fiscal, até o seu ponto de venda”, explica Tortelli.
Projeto Green Carbon – 10 milhões de m²
Valmir Tortelli destaca que também mantém sete fazendas para a compensação de carbono. Ao todo, são mais de 10 milhões de m² de área de árvores plantadas que compõem o projeto Green Carbon. De acordo com a empresa, foram plantadas 1,5 milhão de árvores nos últimos anos.
“Nos últimos 4 anos, tivemos um aumento significativo em projetos para compensação do meio ambiente e tecnologias que facilitam a gestão dos processos e leitura de dados. Os governos e o mercado impulsionaram esta demanda. Assim, todos os setores estão buscando esses tipos de soluções de integração tecnológica e ESG, para trazer as boas práticas ou a cadeia de fornecimento, e em especial projetos do setor de transporte”, finaliza Tortelli.
Segundo o presidente, a nova sede foi construída com capital próprio. Para ele, esse caminho traz confiança da marca a seus clientes, pois é uma forma para incentivar o crescimento socioeconômico do entorno e promover a conexão e a troca de conhecimento para a equipe sobre inovação e tecnologias.
A NDD, além da nova sede, está trazendo para a sua cultura empresarial os princípios do ESG, tanto para os colaboradores, como aos seus produtos. Com indicadores como produtividade, eficiência, redução de impressão, tudo para apoiar os clientes a criarem sua própria cultura ESG.