O Grupo Mecalux anunciou a modernização de duas instalações logísticas da renomada multinacional Alpargatas, detentora da famosa marca de sandálias Havaianas. As intervenções visam atender ao aumento expressivo da produção e à crescente demanda do mercado. As duas unidades logísticas estão estrategicamente localizadas nas cidades brasileiras de Campina Grande e Santa Rita.
O armazém em Campina Grande desempenha um papel crucial ao consolidar e armazenar o estoque proveniente das fábricas no nordeste do Brasil. Equipado com estantes convencionais com capacidade para 34.000 paletes, esse centro de distribuição destaca-se como um dos maiores da Alpargatas no país. Com 40 docas de carga e um amplo pátio de armazenagem, o local gerencia a preparação e a distribuição de 1.500 pedidos diários, abrangendo uma ampla gama de produtos, incluindo as icônicas sandálias Havaianas. A distribuição dos calçados ocorre tanto no território nacional quanto em destinos internacionais.
Já na fábrica de Santa Rita, a Alpargatas adotou a solução inovadora do Pallet Shuttle semiautomático da Mecalux para armazenagem e extração de paletes. Esse sistema de compactação permite a gestão de mais de 1.000 paletes em menos de 300 m². O Pallet Shuttle é um carro com motor elétrico que realiza o transporte autônomo dos paletes dentro das estantes. A automação proporcionada por essa tecnologia agiliza o abastecimento das linhas de produção.
Rodrigo Lakes, Gerente de Logística do centro de distribuição da Alpargatas, destaca os benefícios obtidos com o sistema Pallet Shuttle, ressaltando a significativa redução da área necessária para armazenar toda a mercadoria. Lakes comemora que as soluções implementadas nos dois armazéns possibilitaram a execução de uma estratégia eficiente de centralização logística. Ele enfatiza a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento, agilizar as expedições e otimizar o envio de produtos acabados.
A escolha pela tecnologia semiautomática da Mecalux permite à Alpargatas manipular 300 paletes diariamente em seu centro de produção, acelerando os processos logísticos e contribuindo para a máxima eficiência em toda a cadeia de suprimentos da empresa.
LEIA TAMBÉM: