A Cattalini Terminais Marítimos anunciou investimentos para a promoção de maior eficiência nas operações de líquidos dos seus Centros de Tancagem (CTs). No comunicado, a empresa revela que as novas Válvulas de Alívio de Pressão e Vácuo (VAPVs) recém adquiridas possuem tecnologia capaz de aumentar a produtividade das operações em até 55% e reduzir perdas com a evaporação de produtos.
De acordo com William Houloff, gerente de Implementação de Projetos, os equipamentos estão instalados no topo dos tanques e são compatíveis com os produtos movimentadas pelo terminal. "Este investimento permite a utilização de maiores vazões durante as operações marítimas, além de reduzir a emissão de vapores, ressaltando o foco da Cattalini em atender às expectativas de seus clientes quanto à gestão de inventário, eficiência de suas operações e cuidado com a comunidade", declarou.
LEIA TAMBÉM: Movimentação de Contêineres nos portos privados cresce 4,15% em 2022, segundo Antaq
Segundo Perci Fregadolli Jr, gerente de Operações, as novas VAPVs têm tecnologia americana e garantem a manutenção da segurança nos CTs. "A segurança das pessoas e das operações são nossos pilares; os equipamentos utilizados e os procedimentos adotados cumprem rigorosamente normas internacionais, necessárias para a continuidade das nossas atividades com eficiência".
Outros investimentos
A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço interno do seu píer privado, passando de 11,50 para 12 metros. O aumento contou com a anuência das Autoridades Marítima e Portuária e da Praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios.
Além disso, com as recentes campanhas de dragagem, o berço externo do píer privativo passou para 12,8 metros e o berço interno para os atuais 12 metros. Isso permite com que, atualmente, a estrutura tenha a capacidade para receber navios de 229 e 190 metros de comprimento, respectivamente.