Unidock’s será a responsável pela logística do CD de Araucária
A fabricante de medicamentos dinamarquesa Novo Nordisk inaugurou, dia 11 de abril, sua nova planta em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, de onde vai controlar a distribuição de seus produtos para todo o Brasil. A operação logística será feita pela Unidock’s, que montou o CD exclusivamente para a Novo Nordisk, mas não revela quanto investiu. Já segundo Oscar Porto, gerente-geral da Novo Nordisk, os dinamarqueses investiram cerca de R$ 2,8 milhões no projeto do novo CD.
A área é de 1 mil m2 e a capacidade de armazenamento é de 200 posições-paletes nas câmaras frias. Segundo Luiz Carlos Reinoldes, diretor financeiro e de TI da Novo Nordisk, a capacidade é suficiente e a unidade está pronta para atender ao mercado do Brasil todo. “O sistema de administração é o first expire first out, já que os remédios possuem controle de validade muito rigoroso”, diz ele. O WMS utilizado foi desenvolvido pela própria Unidock’s. “O cliente importa os medicamentos, eles chegam na Unidock’s e nós fazemos a armazenagem, o controle e a distribuição”, diz Luciana Bellizzi, gerente de atendimento da Unidock’s.
O CD também terá um sistema de tracking dos estoques, pois é necessário saber para onde foi cada lote em caso de um potencial recall dos medicamentos. Reinoldes lembra ainda que a planta tem uma área separada onde é guardada a Somatropina (hormônio do crescimento), que só pode ser vendida com prescrição médica e autorização do governo.
A nova planta, que substitui o CD de Barueri (SP), emprega 15 funcionários e foi instalada em Araucária porque lá está a sede da Novo Nordisk no Brasil. “Também mudamos para aproveitar o crédito de ICMS que geramos no Estado nos últimos três ou quatro anos”, diz Reinoldes, lembrando que “o Paraná é muito mais organizado que São Paulo”. Em Barueri, a Unidock’s ainda mantém um CD compartilhado por outros 20 laboratórios.
Unidock’s e Novo Nordisk estão juntas desde o final de 2001, quando a empresa dinamarquesa, percebendo que precisava melhorar a qualidade de movimentação e entrega, recorreu aos serviços da Unidock’s. “Já no primeiro ano conseguimos isso e ainda reduzimos os custos”, diz Reinoldes. “Eles têm condições de investir em logística e nós fazemos reuniões mensais para resolvermos os problemas”, diz.