Objetivo é consolidar a posição da empresa no tráfego marítimo entre Brasil e Argentina
A Argentina é um dos principais parceiros do Brasil no que diz respeito ao comércio exterior e, para expandir sua participação nessa rota, a Companhia Vale do Rio Doce inaugurou na última terça-feira, em Buenos Aires, o novo escritório da DCNDB, subsidiária da Docenave, a empresa de navegação da CVRD. A DCNDB tem 79% de suas ações com a Vale e o restante é da Mitsui.
O objetivo do escritório é intensificar o desenvolvimento de soluções intermodais entre Argentina e Brasil. Hoje em dia, a movimentação de cargas entre os dois países é feita na modalidade porto/porto; com o novo escritório, a CVRD pretende oferecer serviços exclusivos, como o transporte porta-a-porta, usando as interligações dos portos com rodovias e ferrovias.
A Docenave está presente neste mercado desde 1999 e hoje é responsável por 22% do volume transportado entre os dois países. O aumento desse volume e a necessidade dos clientes de contar com o serviço porta-a-porta motivaram a empresa – que não divulga quanto foi investido no empreendimento – a abrir o novo escritório.
Atualmente, a CVRD opera com navios porta contêineres multi purpose, que interligam semanalmente os portos de Fortaleza, Maceió, Salvador, Santos, São Francisco do Sul e Rio Grande ao de Buenos Aires. Na capital argentina, a empresa tem conexões com Bahía Blanca, Las Palmas, Rosario, Zárate e com o Paraguai. Do Brasil para a Argentina, os navios levam primordialmente resinas termoplásticas, eletrodomésticos, calçados e produtos têxteis. No sentido Argentina-Brasil, os produtos mais importantes são resinas termoplásticas, farinha de trigo, arroz e pescados, entre outros.
No ano passado, a CVRD registrou um crescimento bastante expressivo no comércio entre os dois países. Em 2005, o volume movimentado nesta rota foi de 38 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de vinte pés, ou seis metros de comprimento). Já em 2004, foram apenas 9,9 mil TEUs embarcados nesta rota.