Ibovespa
128.455,36 pts
(1,21%)
Dólar comercial
R$ 5,82
(0,08%)
Dólar turismo
R$ 6,05
(0,14%)
Euro
R$ 6,06
(-0,53%)

Recall inaugura Mega CI em Jundiaí

Por Redação em 7 de abril de 2006 às 17h35 (atualizado em 28/04/2011 às 11h44)

Brasil deverá ganhar mais duas unidades até o final do ano

A Recall, gigante multinacional do segmento de armazenagem e gerenciamento de documentos, inaugurou nesta sexta-feira, em Jundiaí (SP), seu segundo mega-centro de informações na América Latina, com 3 mil metros quadrados de área total, com capacidade de armazenamento para 50 milhões de documentos, ou um milhão de caixas standard. A unidade de Jundiaí, onde está localizado o outro mega-CI, exigiu investimentos de US$ 5 milhões, feito com recursos próprios, conforme informou Roberto Gregori, presidente da Recall para a América do Sul. As estruturas de armazenagem do CI, que tem seis andares e 27 metros de pé direito, foram fornecidas pela Águia Sistemas, de Ponta Grossa (PR).

A Recall é uma multinacional de origem australiana, pertencente ao grupo Brambles, ao qual pertence ainda a operadora de pool de paletes Chep, também presente no mercado brasileiro. No mundo, a Recall opera mais 300 centros de informação, empregando mais de 4.500 pessoas. Ela tem sede em Atlanta (EUA), onde também está o seu backoffice, que armazena dados digitais de todos os clientes mundiais. No Brasil, a empresa opera unidades nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Jundiaí, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

O novo mega CI já está com cerca de 25% de sua capacidade ocupada, devendo chegar aos 100% ainda este ano, devido ao crescimento da Recall, muito acima do mercado. Para suportar este aumento de atividades, a empresa planeja construir outro CI até o final do ano, próximo a São Paulo, e nova unidade em Brasília, onde a atual é insuficiente para fazer frente ao aumento de volume.

Al Trujillo, Presidente Mundial da Recall Corp., presente à inauguração, destacou que o crescimento da empresa – hoje líder neste mercado – deve-se à confiança depositada em seus serviços. “Nosso compromisso com os clientes vai desde de grandes multinacionais e órgãos públicos com milhões de documentos até empresas com poucos arquivos. Seguimos hoje as mais estritas normas de segurança de toda a indústria, com sistemas sofisticados de detecção de fumaça e gerenciamento de risco”. Ele agradeceu ao Brasil por mais esta oportunidade, dizendo ter orgulho de fazer parte do crescimento econômico do País.

De acordo com Gregori, a Recall cresceu 21% entre 2004 e 2005, e planeja crescer outros 23% este ano. O faturamento mundial em 2005 foi de 600 milhões de dólares e, no Brasil, de 100 milhões de reais.

Ele atribui este crescimento ao aumento da procura pela terceirização no mercado brasileiro. “As empresas estão terceirizando a gestão de documentos. Já passamos da fase dos grandes clientes e estamos atingindo também os médios e pequenos, numa proporção de 65%. Ou seja, apenas 35% de nossos clientes atuais são grandes empresas”, afirmou. A Recall conta com cerca de mil clientes no Brasil.

Falta de espaço para armazenagem, necessidade de alto investimento em sistemas, falta de métodos e o risco são os principais motivos que levam as empresas a passar a gestão de documentos a um especialista. O novo CI irá armazenar principalmente os documentos de todas as comarcas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, anteriormente armazenados nos próprios municípios. “A gestão de documentos não é o core-business das empresas, mas é o nosso. Porém, para muitas – como é o caso do TJSP – a guarda de documentos é vital. Existem vários serviços paralelos que oferecemos que elas não têm condições de fazer sozinhas. Por exemplo, a decisão sobre a guarda ou descarte de documentos, que é algo importante e que pode afetar o trabalho das empresas. Muitas não sabem como tomar essa decisão; nós sabemos, porque somos especialistas”, afimou o presidente.

Além das unidades de armazenagem, a Recall conta também com frota própria para traslado de documentos e sistemas de segurança e de digitalização. Todo o processo de entrega de documentos, digitalização, classificação, guarda, bloqueios de segurança e retiradas seguem estritos controles. Os documentos digitalizados podem ser acessados pelos clientes via internet, mediante autorização e senha de acesso.

Entre os produtos e serviços oferecidos pela Recall estão o Pronto!SM, com acesso imediato a documentos individuais; o ReFileSM, dando acesso rápido e preciso a arquivos individuais; o OnCallSM, de guarda e resgate de documentos em caixas; o RePlaySM, com acesso rápido/proteção de materiais audiovisuais valiosos; o ReView de acesso online a documentos digitalizados e gerenciamento do fluxo de trabalho (workflow) dos documentos ao longo do seu ciclo de vida.

A empresa está também com um projeto-piloto, em duas unidades fora do Brasil, de utilização de radiofreqüência (RFID), com a aplicação de etiquetas inteligentes nos documentos, que dessa formas poderão ser identificados automaticamente na entrada e saída dos CIs, aumentando a rastreabilidade e a segurança dos processos. Atualmente, a radiofreqüência é utilizada em leitores manuais, para identificação do endereçamento, feito por código de barras.

À inauguração, estiveram presentes ainda o embaixador da Austrália, Peter Heyward, o prefeito de Jundiaí, Ary Fossen – que destacou o crescimento da cidade como um novo pólo logístico – e outras autoridades.

http://www.recall.com/

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar