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Aliança incorpora dois navios ao serviço de cabotagem

Por Redação em 3 de abril de 2006 às 12h13 (atualizado em 28/04/2011 às 11h47)

Empresa inclui Montevidéu em suas rotas

A partir do segundo semestre de 2006, a Aliança Navegação e Logística irá incorporar dois navios porta-contêineres para o serviço de cabotagem, o Aliança Brasil e o Aliança Europa. Ambos têm capacidade nominal de 2.045 TEUs e 274 tomadas para reefer (contêineres com controle de temperatura). Com eles, a empresa ampliará em 20% a capacidade de atendimento em comparação a 2005, passando a contar com dez navios para atender aos serviços de cabotagem.

Segundo José Antônio Cristóvão Balau, diretor de Operações, Logística e Cabotagem da Aliança, este investimento em cabotagem beneficiará principalmente o setor industrial de Manaus. Os dois navios farão a rota Santos-Manaus, cobrindo as Regiões Sudeste, Nordeste e Norte. “80% das cargas transportadas serão de grandes embarcadores que enviam as mercadorias para o Nordeste e o Norte e, ao chegarem a seus destinos, serão levadas até os CDs, desovadas e então distribuídas”, explica Balau.

A Aliança oferecerá ainda o serviço de carga consolidada, que consiste na coleta de cargas de diferentes clientes e na distribuição em diversos destinos. “Tanto as operações de coleta como de entrega são conduzidas integralmente pela Aliança, através da contratação de parceiros locais especializados na distribuição fracionada. É uma ótima opção para empresas que desejam abrir novos mercados ou atender clientes com pequenos volumes, mantendo custos baixos”, destaca Jaime Batista, gerente Comercial da empresa em Manaus.

Montevidéu entra na rota

A Aliança passou a contar, desde o mês passado, com a capital uruguaia nas suas viagens. Com destino aos EUA, a empresa passou a incluir Montevidéu nas rotas dos navios Cap San Marco, Cap San Nicolas, Cap San Augustin, Cap San Raphael, Cap San Antonio e Cap San Lorenzo, e, para a Europa, os seis navios são Monte Sarmiento, Monte Cervantes, Monte Rosa, Aliança Mauá, Monte Pascoal e Monte Olívia. “Não são novas rotas, mas apenas a inclusão de escala em Montevidéu. Esses navios escalam os principais portos no Brasil, como Rio Grande, Santos, Sepetiba, Suape e Pecém”, explica Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança.

Os navios com destino aos EUA têm capacidade média de 3.800 TEUs e 800 plugs para contêineres reefer, enquanto os navios para a Europa possuem capacidade média de 5.550 TEUs e 1.365 plugs de tomadas reefer. Os principais segmentos atendidos na nova escala serão de cargas refrigeradas e madeira.

O início das operações no Uruguai ocorreu no dia 29 de março com o navio Cap San Lorenzo, com destino aos EUA. Esta semana, a Europa começa a ser atendida com o navio Monte Pascoal, a partir de 6 de abril. Ambos os serviços serão semanais.

Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando a sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

http://www.alianca.com.br/

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