A Buslog, companhia que realiza o transporte de encomendas em compartimentos dedicados nos bagageiros dos ônibus do Grupo JCA, que administra empresas rodoviárias como a Auto Viação 1001, Cometa e Catarinense, divulga que inaugurou mais 16 lojas no primeiro trimestre deste ano, ampliando as possibilidades de pontos de coleta e de retirada de cargas.
A companhia ressalta que atualmente tem uma receita de cerca de 10% proveniente de cargas vendidas pela internet. Só no primeiro trimestre desse ano, foram realizadas cerca de 390 mil entregas em cidades do Sul e Sudeste do país, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Contagem (MG) e Curitiba as áreas com maior volume de demanda.
A empresa revela que em 2021 faturou R$ 50 milhões e espera ter um aumento de receita de 20% até dezembro deste ano, além de lançar mais 15 novas lojas, fora as 16 já inauguradas.
“No início o envio de cargas era considerado uma receita adjacente, mas isso mudou nos últimos anos com o aumento e aquecimento do mercado e das vendas virtuais. O diferencial é que como e-commerce envolve carga fracionada e os caminhões saem para a distribuição com a carga consolidada, o que impacta no aumento do tempo de entrega, a operação por meio dos ônibus rodoviários, se tornou uma opção mais atrativa do ponto de vista logístico. Com ou sem carga, o ônibus vai partir em horários determinados, e isso atraiu os clientes”, explica o diretor-executivo da Buslog, Marcelo Barreto.
A companhia informa que hoje tem capacidade para transportar mais de 50 mil toneladas de cargas mensalmente e mantém uma carteira com cerca de 30 mil clientes, que vão de grandes empresas correntistas a e-commerces menores e até pessoas físicas.
A Buslog destaca como seu diferencia a malha rodoviária percorrida pelas empresas do Grupo JCA. A frota é composta por mais de 2 mil ônibus, que realizam cerca de 6 mil viagens diárias e que permitem que as entregas cheguem ao seu destino no dia seguinte ao da postagem – em algumas localidades, é possível retirar o item até no mesmo dia.
“Aproveitamos a grade de viagens já existente para embutir mais esse serviço. Um único veículo atende duas demandas distintas, então, trata-se de um escopo de negócios sustentável e que pesa menos no bolso do cliente”, pontua Barreto.
Distribuída em mais de 200 localidades, a Buslog atende clientes e empresas em quatro modalidades – balcão x balcão; porta x porta; balcão x porta; e porta x balcão. A escolha por uma das soluções depende da necessidade e urgência de cada encomenda.