Investimento de R$ 7 milhões será destinado à fabricação de sistemas de automação para indústria automotiva
A Comau, empresa de automação e manutenção industrial, investiu R$ 7 milhões na ampliação de suas instalações em Betim (MG) para a fabricação de linhas industriais automatizadas, que atenderão o mercado automotivo nacional. “Com maior verticalização na produção e com melhores condições no trabalho de integração de equipamentos e sistemas, a Comau vai garantir maior agilidade e qualidade para seus clientes”, afirma Gerardo Bovone, superintendente da empresa no Brasil.
As novas instalações, que estão funcionando desde o dia 14 de fevereiro, ocupam uma área de 2.000 m2 e foram projetadas para otimizar as condições de produção de linhas de montagem, usinagem e robótica. A área conta com painéis translúcidos que possibilitam economia de energia elétrica, aproveitando a iluminação natural. Em situação de plena capacidade, podem trabalhar simultaneamente até cem pessoas na fabricação, montagem, try-out e entrega de linhas automatizadas. No final de 2005, uma instalação semelhante à nova área de Betim entrou em funcionamento na unidade localizada na cidade de Córdoba, na Argentina. Juntas, as duas fábricas totalizam 5.800 m2 de área industrial nos dois países.
A Comau prevê uma expansão regional de 7% para este ano e aposta no aumento de produção de veículos automotores para aumentar os negócios da empresa. “As montadoras estão ampliando seus projetos para o Brasil, investindo em novas linhas, na modernização de instalações e em novos produtos”, afirma Bovone. “Parte dessa arrancada já se refletiu nos nossos negócios”. Hoje, a Comau atende mais de dois terços das montadoras instaladas no País.
Em 2005, a empresa cresceu 41%, fechando o ano com uma receita líquida de R$ 328 milhões no Brasil e Argentina. O resultado superou a meta para o Mercosul no ano passado, que era uma alta de 30% sobre 2004. Para Bovone, a expansão do faturamento deve-se a duas estratégias complementares, ambas iniciadas no final de 2003. A Comau lançou-se em uma forte campanha de conquista de clientes no setor de manutenção industrial, e realizou uma reestruturação para responder melhor às demandas do setor de automação.
A primeira parte da estratégia começou com a identificação de segmentos industriais nos quais a experiência da Comau em serviços de manutenção poderia ser empregada para aumentar o desempenho e a produtividade das empresas. “Identificamos setores como mineração, siderurgia, papel e celulose e petroquímica, que são bastante estruturados no Brasil, e onde poderíamos entrar com força”. Foram assinados contratos com a CSN, Petrobrás e Companhia Suzano, entre outras empresas.
Com relação à reestruturação, a Comau promoveu internamente uma maior integração de seus diversos setores – engenharia, montagem, carroceria e solda, robótica, mecânica e gestão de ativos – e hoje apresenta projetos mais integrados. O setor comercial foi reforçado e ganhou maior autonomia de negociação. Houve ainda investimento em capacitação, com o treinamento das equipes brasileira e argentina na Itália, além da introdução de novas metodologias administrativas.