O Grupo Açotubo informa que a fim de realizar melhorias e gerar eficiência nas operações de logística, tem investido em iniciativas para aprimorar a qualidade nas operações e atendimento. Em 2021, com a implantação de dois novos sistemas – a Tecnologia OCR e o Sistema de Gestão de Canhoto, por exemplo – a companhia anuncia que digitalizou sistemas de pesagem e entrega com rastreamento de 100% das rotas.
Para este ano, o grupo divulga anuncia o investimento de R$ 20 milhões no projeto Gestão da Competitividade para dar continuidade ao processo de modernização.
De acordo como gerente de Operações e Logística do Grupo Açotubo, José Nardi, o investimento tem como objetivo a revisão do processo de armazenagem e produção, contando com a visão e experiência de uma consultoria especializada nas melhores e mais modernas práticas disponíveis no mercado, sempre com foco no cliente.
“O projeto será baseado em três pilares – qualidade, produtividade e supply chain. É fundamental investir em melhoria contínua, pois como distribuidores, a área de logística é o coração da empresa. A consultoria nos apoiará alinhando o planejamento estratégico com KPIs diários para operação”, afirma o executivo.
Ainda de acordo com Nardi , hoje a empresa tem uma operação bastante robusta, com entrega em 24h para clientes nas key cities. “Esse projeto nos desafia a revisar o modelo construído em 48 anos de história, que nos fez líder do segmento e reconhecido por oferecer soluções customizadas a cada cliente, vamos fazer ainda melhor, com mais rapidez e com menor custo.”
Solução
O Grupo Açotubo explica que a partir do diagnóstico que identificará os pontos fortes e de melhoria da produção, desde a ocupação das máquinas, layout da operação, tempo de atendimento ao cliente e processamento de pedidos, a consultoria entregará um relatório de viabilidade do cenário atual. As soluções partirão dos comitês multifuncionais formados por colaboradores de diversas áreas da empresa, de auxiliar de produção à gerente sênior, que atuarão em conjunto, contribuindo com ideias para a evolução dos processos que impactam a operação.
“Com essas informações em mãos realizaremos treinamentos com as lideranças e membros dos comitês que fazem parte do projeto. O objetivo é garantir que as equipes trabalhem de modo coordenado, compreendendo qual deve ser sua contribuição e responsabilidade, para alinhar a estratégia organizacional com a forma mais eficiente de atender nossos clientes”, ressalta Nardi.
O projeto tem prazo inicial de dois anos para execução. “A Açotubo dobrou de faturamento nos últimos dois anos. Isso desafiou nossas estruturas de movimentação de materiais e a dinâmica de pessoas dentro da empresa. Por isso, é fundamental, aumentar a rapidez nas operações, proporcionar maior segurança no atendimento, melhorar a comunicação, padronizar processos e, acima de tudo, corresponder às expectativas dos clientes”, pontua o gerente de Operações e Logística.