Nova sede da locadora de empilhadeiras ocupa área de 22.000 m²
Para coordenar melhor os processos de locação de empilhadeiras, a Retrak está de casa nova a partir deste mês na cidade de Guarulhos (SP). A recém-inaugurada sede da locadora está localizada em um terreno com área total de 22 mil m², dos quais a área construída chega a 5 mil m². Em uma segunda fase, com previsão do início de obras para o primeiro trimestre de 2005, a área construída será ampliada para 8 mil m². “Na antiga sede, havia uma área construída de 2.400 m2 para um terreno de área total de 2.800 m2”, conta Fábio D. Pedrão, diretor da empresa. Atualmente, a empresa possui uma frota com mais de 950 máquinas, das quais 85% são elétricas e 15% a combustão. Há dois anos, a empresa possuía 75% de máquinas elétricas e 25% a combustão.
“Estamos ganhando terreno na indústria automobilística. Juntamente com as empresas do ramo farmacêutico, os supermercados, as indústrias alimentícias e os operadores logísticos, estes cinco segmentos respondem hoje por 85% a 90% de nossos clientes”, afirma Pedrão. Além da locação, a empresa está investindo atualmente no desenvolvimento de peças para reposição em empilhadeiras de diversas marcas, tanto importadas quanto nacionais, como rodas e sistemas eletrônicos. “Além do projeto e da fabricação das peças, fazemos os testes de adaptação para as máquinas. Este projeto teve início há cerca de três anos e “engrenou” em 2005”, completa Pedrão. A previsão do executivo é que, a médio prazo, esse novo negócio alcance o mesmo peso em faturamento de locação das máquinas.
Outro segmento em crescimento é o de modificação de empilhadeiras e transpaleteiras. “Um exemplo é a empresa que possui uma transpaleteira elétrica e quer modificar os garfos para pegar bobinas. Nós fazemos esta adaptação”, completa Pedrão.