A empresa de investimentos imobiliários Bresco acaba de inaugurar os escritórios horizontais E1, no Parque Corporativo Bresco Viracopos, em campinas (SP), um empreendimento de uso misto que conta, dentre outras estruturas, com galpões voltados para operações logísticas.
Trata-se de um novo modelo de escritórios, baseado no conceito das startups de tecnologia, empresas preocupadas em criar ambientes de trabalho que estimulem a inovação e a troca de experiências entre seus profissionais, buscando aumentar a produtividade e os resultados e ampliar a satisfação dos funcionários, adotando modelos de relações funcionais mais horizontalizadas, que flexibilizem as tradicionais hierarquias.
“Diferentemente dos projetos convencionais, que possuem forro, piso elevado, baias individuais, lajes menores e construções mais verticais, o E1 tem como base amplos ambientes open space, bem iluminados, mais sustentáveis e humanos”, afirma Carlos Betancourt, presidente da Bresco. “Cada vez mais os clientes valorizam ambientes corporativos que proporcionem bem-estar e interação entre seus funcionários, que os façam se sentir em casa e que tenham boas opções de serviços e lazer”, completa o executivo.
Podendo receber ocupantes em áreas de 340 a 6.610 m², o E1 tem dois pavimentos, amplas escadas, formato retangular, luz natural e um grande vão central, com projeto que privilegia a interação dos usuários nas áreas de convivência comuns. A fachada também foi projetada para valorizar a entrada de iluminação natural, prezando pelo conforto térmico e apresenta elementos visuais que remetem a um edifício industrial, como estrutura metálica e concreto armado.
Além disso, o prédio conta com iluminação em led, ar-condicionado e banheiros nas áreas comuns. Outro diferencial é a cobertura, que pode ser utilizada pelas empresas como área de descompressão e lazer, no estilo de um rooftop. Nesse espaço, também foi implantada uma usina de energia solar, que abastecerá o edifício.