A BYD, empresa de origem chinesa especializada na fabricação de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos e híbridos, inaugurou ontem, dia 6 de abril, em Campinas (SP), sua nova fábrica de painéis solares. Com investimentos de R$ 150 milhões, ela terá capacidade de produção de 200 megawatts e gerará 360 vagas de emprego diretas.
Os painéis solares produzidos no Brasil utilizarão a tecnologia exclusiva Double Glass, que aumenta a produção de energia em 7% na comparação com módulos tradicionais e apresenta menor degradação e maior durabilidade, de até 50 anos. Os produtos já estão credenciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na linha de financiamento de máquinas e equipamentos (Finame). “Nossa intenção é trazer o melhor da tecnologia mundial para o Brasil”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Segundo o diretor de Marketing, Novos Negócios e Sustentabilidade da companhia, Adalberto Maluf, agora a BYD será capaz de entregar soluções mais completas para seus clientes. “Sempre que vendermos veículos elétricos, colocaremos na modelagem o sistema de painel solar e armazenamento de energia. Dessa forma, o comprador poderá pagar o investimento no sistema com a economia de sua conta em um período de cinco a sete anos”, explica.
A nova fábrica de painéis solares está localizada no mesmo complexo industrial da linha de produção de chassis de ônibus elétricos da BYD, inaugurada em 2015. A empresa aproveitou o evento de inauguração para anunciar também que passou a contar com a fabricação nacionalizada dos chassis. “Este ano temos 20% de conteúdo local, no próximo dobramos para 40%, em 2019 vamos para 50%, em 2020 para 60% e em 2021 teremos 70% de conteúdo local de estrutura de carroceria e chassis”, diz Marcos Caderllini, gerente de Desenvolvimento Local da BYD. A fábrica conta com uma capacidade de produção de 720 unidades por ano.
A BYD já comercializa também carros 100% elétricos no Brasil, para frotas corporativas e táxis, bem como empilhadeiras, veículos comerciais leves e caminhões elétricos. Nos planos da empresa para o Brasil também está investir em parcerias público-privadas (PPP) para novos projetos de monotrilho, área em que a BYD atua nos mercados globais. Maior produtora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo, a empresa está presente em 45 países dos cinco continentes e conta com 230 mil funcionários distribuídos em 24 fábricas ao redor do globo.