O Grupo Bahamas, rede mineira supermercadista, ampliou recentemente seu centro de distribuição localizado em Juiz de Fora (MG), que passou de 15.750 m² para 29.750 m². Com a expansão física, surgiu também a necessidade de ampliar a capacidade de armazenagem da estrutura. Para isso, o grupo optou por contar com um projeto personalizado desenvolvido pela Bertolini.
O objetivo proposto e alcançado pelas companhias era contar com mais de 6 mil posições-palete instalados em uma área de 5.635 m² dentro do CD. No projeto, a verticalização conferida pelos sistemas de armazenagem atuou como vantagem competitiva. Parte das estruturas porta-palete foram direcionadas para atender a área de almoxarifado, concentrando produtos de suprimentos, e o restante foi destinado aos produtos comercializados pelo grupo.
Cargas de valor agregado e miudezas foram distribuídas em 12 mil posições de caixas no sistema flow rack. A facilidade de acesso na operação e a possibilidade de concentrar itens em apenas um local otimizaram o processo de separação e de acompanhamento do estoque. “As estruturas foram fundamentais para melhorar o processo de separação dos produtos fracionados na área de flow rack e a centralização do almoxarifado”, comenta Sebastião dos Santos Delgado Junior, gerente de Logística do Grupo Bahamas.
De acordo com as companhias, foram pilares do projeto a velocidade e o bom escopo técnico. “Esses pontos são fundamentais para fazer a diferença, e realizarmos uma boa gestão do atendimento ao cliente com a garantia de qualidade dos produtos da Bertolini. Queremos manter essa parceria com a Bahamas sempre fortalecida”, comenta Reginaldo Alves, consultor de vendas da Homelog, representante autorizado Bertolini. As companhias já haviam trabalhado juntas antes: em 2015, a Bertolini assinou o projeto logístico das primeiras lojas da bandeira Empório Bahamas, inauguradas em Uberlândia e Uberaba.
“A Bertolini esteve presente durante todo o processo, desde a análise do projeto, proposta, negociação e estruturação, visando atender às necessidades das demandas técnicas e comerciais”, finaliza Delgado. O Grupo Bahamas conta com um total de 39 lojas, sendo 29 de varejo e dez de atacarejo.