A Cargill, por meio da Cargill Transportes, divulgou, na segunda quinzena de dezembro, que investiu em frota própria para entrega de farelo de soja na unidade de rações da BRF, em Uberlândia (MG). Segundo o responsável pelo projeto na Cargill Transportes, Michel Roulet, para a operação com a BRF, a companhia adquiriu quatro cavalos Scania R 440 6X4 acoplados em rodotrens basculantes da Noma. “Os conjuntos foram equipados com cobertura automática, desenvolvida pela Cramaro, e com tecnologia de rastreamento e monitoramento da Autotrac”, diz.
Já o gerente da Cargill Transportes, Rodrigo Koelle, destaca que com esse investimento, a empresa pretende oferecer ao seu cliente uma alternativa mais segura e sustentável de transporte. “Os equipamentos maiores e do tipo basculante oferecem melhor controle em relação à segurança alimentar e, aliados à cobertura automática, os riscos operacionais reduzem consideradamente. Já a substituição das carretas simples mais antigas por rodotrens novos permite um número menor de deslocamentos, contribuindo para redução na emissão de poluentes”, afirma.
Os caminhões da frota Cargill contam, ainda, com rastreamento por telemetria, o que também permite um acompanhamento eficaz do tempo de duração de cada etapa da operação (carga, viagem, descarga), garantindo um incremento na produtividade operacional.
Ação
A Cargill Transportes foi criada para aperfeiçoar as operações logísticas da empresa. Trata-se do aprimoramento do conhecimento sobre a operação de transporte, identificação de gargalos e oportunidades, principalmente ao focar no fortalecimento do relacionamento direto com caminhoneiros e prestadores de serviço.
De acordo com Koelle, a companhia analisa a operação com ativos próprios há algum tempo e pretende estender a utilização destes veículos a outros clientes. “Acreditamos que esse tipo de transporte traz aumento de eficiência à operação e melhorias de qualidade, sem acréscimo de custos aos nossos clientes”, salienta.