A VLI investirá, ao longo deste segundo semestre, R$ 15 milhões na ampliação de sua oficina de manutenção instalada no Complexo Ferroviário Engenehiro Bhering, em Lavras (MG). A expansão permitirá a manutenção pesada em vagões e locomotivas, permitindo a renovação da frota no corredor Minas-Rio e oferecendo mais eficácia no transporte de minerais. Até o fim do ano, serão remanejadas 26 máquinas modelo BB36 para essa linha que realiza o escoamento de cargas como calcário e clínquer.
O projeto prevê uma expansão de aproximadamente 1.800 m² de área construída. Com isso, a VLI ganha mais um polo de grande porte para inspeção, revisão e recuperação de componentes, o que também trará um ganho relevante em relação ao tempo demandado até então para deslocar máquinas que necessitam de reparos maiores.
Segundo o gerente dos corredores Centro-Leste e Minas-Rio da VLI, Gustavo Serrão, as locomotivas que passam a operar têm maior potência e também são mais eficientes no que se refere ao consumo de combustível. “A expansão da oficina, além do impacto positivo quanto à produtividade, também representa um aporte em tecnologia”, diz.
Atualmente, a empresa conta com outras duas oficinas em Minas Gerais – Divinópolis e Uberaba – responsáveis pelos trabalhos que envolvem mecânica pesada em locomotivas mais potentes.