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VLI agrega sete locomotivas à frota

Equipamentos têm capacidade para 3.500 toneladas cada e são aplicados no corredor logístico Centro-Norte
Por Redação em 15 de maio de 2014 às 17h49

A VLI, empresa de logística que integra operações em ferrovias, portos e terminais intermodais, começou, neste mês de maio, a operar as sete locomotivas recém-adquiridas pela companhia para atender ao trecho da Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os equipamentos, modelo SD70ACe com capacidade para 3.500 toneladas cada, fabricados em Sete Lagoas (MG), transportam grãos, celulose e combustíveis no corredor logístico Centro-Norte, que interliga Porto Nacional (TO) ao Porto do Itaqui, em São Luís.

Até entrar em operação, os equipamentos percorreram 1.400 km em dois meses de deslocamento da fábrica mineira para o pátio da ferrovia, no estado do Tocantins. As máquinas foram transportadas em carretas especiais e desembarcadas no município tocantinense por um guindaste com capacidade para até 300 toneladas. De lá, seguiram por ferrovia para São Luís, onde passaram por testes realizados na oficina de locomotivas da empresa.

O investimento de R$ 45 milhões faz parte do plano da VLI para impulsionar seus negócios e ampliar a movimentação de cargas na malha ferroviária de sua abrangência. De acordo com o gerente do Corredor Centro-Norte, Fabiano Rezende, as máquinas vão ampliar a capacidade de transporte entre os estados do Maranhão e Tocantins, e assegurar atendimento logístico de uma região diferenciada pelo crescimento do agronegócio e novas oportunidades, a exemplo da celulose e combustíveis. Ainda segundo o executivo, para suportar o volume de produção, as novas locomotivas serão incorporadas às composições com 160 vagões que começaram a operar no Corredor Centro-Norte no último mês de março.

A VLI atua em nove estados e no Distrito Federal, divididos em cinco corredores logísticos: Centro-Norte, Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Rio e Minas-Bahia. Apenas no corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, a frota de vagões da empresa mais que dobrou entre 2011 e 2013, saltando de 362 unidades para as 877 atuais. Já as novas locomotivas irão somar-se às 12 máquinas, modelo C36, que rodam nos trilhos da FNS, totalizando uma frota de 19 máquinas.

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