Um projeto de caldeiras industriais está sendo transportado para o Chile pelo Grupo Lachmann. As máquinas serão usadas em uma fábrica do Gripo Arauco, produtor chileno de papel e celulose. Os equipamentos foram produzidos no Brasil pela empresa catarinense H. Bremer. O agenciamento portuário do embarque, realizado em 24 de setembro do Porto de Itajaí, ficou a cargo da Oceânus, agência marítima do Grupo Lachmann. A previsão de chegada é para o dia 3 de outubro.
O transporte é realizado pelo navio Global África, que atende exclusivamente ao "Chile Service". A embarcação sai a cada 30 dias do Porto de Santos com destino a San Antonio, no Norte do Chile, viagem que é feita em até 13 dias. Ao todo, são 500 toneladas de equipamentos, entre geradores, fornalhas, filtros, pré-aquecedores, ventiladores, exaustores e plataformas. O volume total é de dois mil metros cúbicos. Os de maior dimensão estão a bordo como carga solta e os demais foram acondicionados em nove contêineres. Sete deles são tipo "open top", que por não possuírem teto podem ser armazenados através de guindaste.
O Grupo Lachmann foi escolhido através de representação comercial do Chile Service em Santiago, capital chilena. "Por ser um navio grande e de dimensões multipropósito, o Global África possui as característica ideais para esta operação", diz José Accioly de Sá, gerente comercial da Global. O navio África possui 147 metros de comprimento e 7,20 metros de calado, atinge uma velocidade máxima de 14 nós e possui capacidade total de 12 mil toneladas. É adaptado para o transporte de carga rolante, carga projeto e contêineres.
Global Transporte Oceânico: (21) 3849-5777
www.global.com.br