A Herzog Imóveis Industriais e Comerciais divulgou, neste mês de março, pesquisa que aponta as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá (ABCDM), como os locais mais procurados pelos investidores de condomínios industriais e logísticos. Entre os fatores que contribuem para este cenário, destaque para a proximidade destes municípios com a cidade de São Paulo e o acesso às rodovias Imigrantes e Anchieta, que interligam a capital paulista ao Porto de Santos.
Segundo o estudo, a oferta desse tipo de empreendimento na região, que também inclui os dados referentes à cidade de Ribeirão Pires, em função da proximidade com os demais municípios, deve aumentar cerca de 20% até o final de 2013, somando cerca de 80 mil m² à metragem atual. Hoje, há disponível na região 366 mil m². Vale lembrar que, apenas no primeiro semestre de 2012, foram entregues 96 mil m².
A taxa de vacância na região é de 4,1%. A diretora de Serviços Corporativos da Herzog, Simone Santos, lembra que o ideal é que esse número gire em torno de 10% para que o mercado seja considerado saudável e com boas opções de negociação para proprietários e inquilinos.