A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) anunciou, na última terça-feira, dia 06 de dezembro, que investirá R$ 5,6 milhões na compra de equipamentos para a realização de drenagem dos trilhos – limpeza de canaletas, bueiros e valetas de contorno. Ao todo, serão adquiridas oito escavadeiras hidráulicas e uma carregadeira de rodas alocadas na malha da empresa para a execução dos serviços.
De acordo com o gerente Geral de Via Permanente da FCA, João Silva Júnior, a compra das máquinas também vai representar, além de aumento na segurança operacional, uma economia para a empresa. Ele explica que, até então, os serviços de drenagem eram feitos com o uso de máquinas alugadas. Com a aquisição, o executivo estima que haverá uma redução de 30% nos custos, cerca de R$ 2,4 milhões por ano.
Silva Júnior anuncia que já no próximo dia 12 os operadores da empresa receberão cursos de capacitação para conduzir as máquinas. A fase de treinamentos será concluída até o dia 22, quando os maquinários estarão à disposição para operar. “Temos equipamentos de última geração para o serviço ferroviário inteiramente à nossa disposição, representando um incremento de segurança às operações e maior agilidade às tarefas”, diz.