Cábre Acre teve suas condições originais totalmente recuperadas, como sua capacidade de içamento de até 100 toneladas
A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) recebeu na última terça-feira, dia 05 de outubro, seu guindaste flutuante, Cábrea Acre, totalmente recuperado. O trabalho, realizado nas oficinas da Sorenav Estaleiro de Construção e Reparos Navais, teve como objetivo restabelecer as condições originais do equipamento, como sua capacidade de levantar até 100 toneladas. Ao todo, a Suprg investiu R$ 3,8 milhões na recuperação do guindaste.
Outras melhorias foram efetuadas. O Cábrea Acre teve, ainda, o casco totalmente jateado e pintado, com a recuperação e substituição de chapas de aço. Além disso, a estrutura de içamento foi totalmente desmontada, as peças danificadas foram trocadas e o conjunto recebeu uma pintura geral, indicada para equipamentos marítimos. Para finalizar, a casa de máquinas do equipamento teve toda a rede elétrica substituída e os motores e geradores revisados.
O guindaste flutuante é empregado em toda a área portuária, sendo muito utilizada na movimentação de grandes peças, tanto em volume quanto em peso. Seu grande porte permite a carga e descarga desses itens desde o porão dos navios, onde os guindastes convencionais não alcançam.
Segundo o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, a recuperação desse equipamento busca qualificar ainda mais o Porto do Rio Grande como terminal internacional de grandes operações.