Embarcações serão destinadas aos mercados da Costa Leste da América do Sul, Ásia e Europa
A Maersk Line assinou, no início desta semana, junto ao Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering, um contrato orçado em US$ 2,3 bilhões para a construção de 16 porta-contêineres, destinados ao trade Costa Leste da América do Sul, Ásia e Europa. Os navios, que serão entregues entre 2010 e 2012, terão a capacidade para transportar 7.450 TEUs e estarão equipados com 1.700 tomadas reefers, com capacidade para 3.400 unidades de contêineres refrigerados. A data da primeira operação ainda não está prevista pela empresa.
De acordo com o vice-presidente Sênior da Maersk Line, Michel Deleuran, a iniciativa de agregar os navios ao trade trará mais oportunidades de negócios para a empresa junto a clientes da América do Sul. O executivo divulga que, nos últimos cinco anos, o comércio entre a Ásia e a Costa Leste da América do Sul cresceu, em média, 20% ao ano. A perspectiva para os próximos cinco anos, segundo ele, é que o aumento das trocas comerciais entre as regiões permaneça na casa dos dois dígitos – e Brasil e Argentina, por exemplo, têm crescido muito como mercados consumidores.
A companhia informa que cada embarcação será equipada com um sistema de reaproveitamento de energia que permite seu reuso como combustível para impulsionar as máquinas ou para o consumo de eletricidade no navio, diminuindo, assim, as emissões de poluentes.