A Marbor Frotas Corporativas destaca que a reabertura das atividades após a vacinação da maioria da população contra a Covid-19 vem reaquecendo a economia e fazendo empresas reforçarem suas estruturas. No segmento de transportes, atesta a companhia, a locação de caminhões voltou a crescer, desta vez também em pequenos e médios negócios.
A empresa revela que vem recebendo demandas de clientes de diversos setores, que optam pela locação de caminhões como forma de reduzir seus custos operacionais. Além disso, reforça, em algumas ocasiões a necessidade de uma empresa pode ser suprida com apenas um veículo de carga.
A companhia divulga que este foi o caso de uma fábrica de macarrão de Suzano, na Grande São Paulo, que alugou um caminhão Mercedes-Benz, modelo Atego 1719, para transporte de produtos entre a unidade industrial e o centro de distribuição (CD).
Outro exemplo de locação de veículos de carga para pequenos negócios é o de uma rede de pet trucks, que utiliza caminhões para levar serviços de cuidados animais até os seus clientes. Recentemente, uma empresa deste segmento alugou com a Marbor um modelo Hyundai HR, que recebeu equipamentos para banho e tosa de cães e gatos.
O diretor da Marbor Frotas Corporativas, Renato Vaz, afirma que a locação de caminhões vive um momento de forte expansão, que deve continuar pelos próximos anos. “Setores mais tradicionais no uso de caminhões, como o de commodities – mineração e agronegócio –, já são grandes clientes de locação há muito tempo. E nos últimos meses estamos observando um crescimento de demanda em segmentos como construção e operações logísticas.”
Ainda de acordo com ele, a locação de veículos pode ser vantajosa em qualquer tipo de negócio. “Na verdade, todas as empresas que quiserem crescer com estrutura e boa saúde financeira deveriam conhecer e analisar a locação como uma alternativa para sua frota, independentemente do setor em que atuam”, recomenda Vaz.
O diretor lembra também que a locadora deve estar preparada para oferecer modelos variados de caminhões, de acordo com as necessidades e características de cada operação. “A locação é sempre um projeto que desenvolvemos com os clientes, buscando o equipamento mais adequado.”
Vaz lembra, contudo, que antes de terceirizar a frota de caminhões, o cliente deve levar em conta alguns cuidados. “É fundamental avaliar se a locadora tem capacidade de formular e entregar uma solução para a demanda específica de cada empresa. Além disso, a solidez financeira e referências de mercado são essenciais para uma parceria duradoura”, pontua.