A Librelato apresentou, durante a Fenatran 2019, as novidades do seu portfólio de produtos. Entre eles está o semirreboque graneleiro Pró-Nio. O lançamento de três eixos, que segundo a empresa garante 780 kg a maia de capacidade de carga, tem 12,5 metros de comprimento e utiliza Nióbio na composição do aço, o que torna a liga mais resistente em relação aos aços estruturais. Essa condição é essencial para o desenvolvimento de implementos mais robustos e mais leves e que, portanto, permitem maior capacidade de carga e proporcionam maior rentabilidade ao transportador.
A empresa também apresenta a tecnologia Librelato Connect. A solução, desenvolvida em conjunto com a Sascar, faz com que a companhia ofereça ferramentas de conectividade para a gestão logística de implementos rodoviários em tempo real. Oferta modular para atender os clientes de forma personalizada, os pacotes serão opcionais e incluirão duas alternativas, ambas conectadas em tempo real. A solução Monitoramento Logístico apresentará ao gestor o histórico de rotas e os tempos de utilização dos equipamentos da Librelato, indicando por meio de relatórios os trajetos e quilometragens percorridas.
Já no módulo de gestão avançada, somam-se às soluções presentes no pacote de monitoramento logístico outros controles como freadas bruscas e excesso de velocidade, por exemplo, além da utilização do freio ABS e do sistema EBS. O pacote também identifica qual cavalo mecânico está atrelado ao implemento. Adicionalmente ainda é possível receber os dados relativos à pressão e temperatura dos pneus, a fim de reduzir seu desgaste prematuro.
A empresa terá, agora, em 100% de sua linha de semirreboques dotada com eixos distanciados, ponteiras móveis no primeiro eixo, em substituição ao quadro autodirecional. O novo Eixo Autodirecional adotado na linha de produtos da Librelato possui um sistema de bloqueio do esterçamento para as manobras em marcha a ré, que mantém o eixo centralizado automaticamente, sem a necessidade de alinhar o conjunto ou suspender o eixo antes da manobra, o que torna a operação mais rápida e segura.
Outra novidade fica por conta do Sider Grid, novo modelo de furgão lonado que utiliza lonas estruturadas nas laterais. A solução permite acessar a carga em 30 segundos, é considerada multiuso e, por isso, pode ser aplicada para o transporte de todos os tipos de cargas paletizadas. O sider comum possui três ou quatro colunas de aço nas laterais que são retiradas todas as vezes que se realiza o descarregamento, o que significa que também necessitam ser instaladas novamente ao fechar o produto. Mas com a lona estruturada, estas colunas já estão acopladas à lona, o que garante agilidade à operação.
A Librelato aposta, ainda, no Rodotrem Basculante Premium 2.0 com acoplamento por quinta roda, o que traz mais estabilidade ao conjunto e rapidez na operação. Outro diferencial no desenvolvimento desse projeto foi o aumento do ângulo de basculamento do semirreboque dianteiro de 28º para 40º, viabilizando a descarga de qualquer tipo de produto.
O semirreboque tanque em aço carbono com eixo autodirecional de ponteiras móveis também está entre as novidades. O equipamento possui uma tara de 8.680 kg, eixos com capacidade de 13 t, calotas adequadas para o transporte de metanol, berços e acessórios parafusados ao chassi, além contar com suspensão pneumática de três eixos distanciados, sendo o primeiro eixo autodirecional de ponteiras móveis, conhecido como eixo de manga. O equipamento permite transportar até 45 mil litros de gasolina, 43 mil litros de etanol ou 41 mil litros de diesel.
Para completar os lançamentos, a Librelato apresenta os Fueiros Florestais que, com o novo desenvolvimento, tiveram a capacidade de carga elevada em aproximadamente 1 t. Agora, são encontrados com capacidades de 6 t, 9 t e 12 t. A grande novidade dos novos componentes está na utilização do aço de alta resistência, que aumenta a robustez e contribui para a redução de peso. A empresa oferece opções em hastes fixas e removíveis, com disponibilidade para todas as opções de capacidades de cargas.