A fabricante de implementos rodoviários Pastre entregou à transportadora 4N Transportes uma carreta porta-contêineres construída com um tipo especial de aço, que garantiu ao implemento uma redução de 10% no peso total. Trata-se do Strenx, aço estrutural da siderúrgica sueca SSAB, desenvolvido para setores em que a alta resistência e a redução de peso são fatores competitivos importantes, como o de elevação de carga e de movimentação e transporte.
O resultado foi um implemento 600 kg mais leve, gerando uma economia de 84 litros de óleo diesel a cada dez viagens (média de mil quilômetros por viagem), além de reduzir as emissões de CO2. “O transportador que está preocupado com o consumo do combustível, que presta atenção nos detalhes do transporte e que está atrás de uma operação mais econômica, sabe que se tiver um produto mais leve vai consumir menos combustível quando o equipamento estiver carregado e vazio também”, diz Lauro Pastre Jr., diretor industrial na Pastre.
O executivo conta que, devido à redução de peso alcançada, o cliente já fez o pedido de um segundo equipamento. “Isso pode ser traduzido em aumento de carga útil, ou 600 kg a menos em toda viagem, reduzindo as emissões de gás carbônico na atmosfera. Para o bolso do transportador, se percebe no momento do abastecimento, e o efeito imediato principal é combustível a menos”, afirma o diretor.
Para Nadir Ângelo Bertol, fundador e diretor da 4N Transportes, 600 kg a menos em relação à concorrência é uma redução bastante significativa. “Com a economia de combustível, economizamos R$ 270 por mês, resultando em pouco mais de R$ 3 mil por ano. A redução do peso também reflete no consumo de lonas e pastilhas de freio, além de conseguirmos rentabilizar melhor o frete.”
Apesar de ser o primeiro implemento porta-contêineres fabricado com o Strenx, a Pastre já utiliza aços de alta resistência em seus equipamentos e trabalha com a SSAB desde 2004, sendo integrante de um programa chamado My Inner Strenx. “Desde o início da parceira a SSAB nos orientou sobre o que poderíamos ou não fazer, apoiando na soldagem, no corte e na conformação do aço”, salienta Pastre Jr. “Sem o apoio desse pacote de serviços técnicos da siderúrgica, não teríamos tido sucesso. Não há outra empresa que faça esse trabalho. É um diferencial muito importante, além de ser um material de altíssima qualidade”, finaliza.