O marketplace da Shein atingiu a marca de 60% das vendas da companhia no Brasil, apenas um ano e dez meses após o lançamento oficial da plataforma. A Shein possui cerca de 30 mil vendedores locais e segue com uma forte expansão. Em 2025, a empresa chegará a mais cinco estados: Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"O crescimento expressivo do nosso marketplace reforça o compromisso da SHEIN com o Brasil. Seguimos avançando para consolidar nossa presença local e alcançar nossa meta de ter 85% das vendas provenientes do mercado nacional até o final de 2026", destaca Felipe Feistler, Country Manager da Shein no Brasil. Essa meta foi anunciada pela empresa em abril de 2023.
Com mais de 50 milhões de consumidores no país, a plataforma se consolida como uma grande vitrine para pequenos e médios negócios nacionais, conectando vendedores a um público amplo e diversificado. Atualmente, 75% dos produtos disponíveis no marketplace da Shein são produzidos localmente, e 85% dos itens de vestuário feminino, masculino e calçados já são fabricados no Brasil.
Além da expansão geográfica, a SHEIN ampliará seu portfólio de categorias em 2025. Hoje, o marketplace conta com mais de 20 categorias, com destaque para roupas, calçados e artigos para casa (Home & Living). Neste ano, a plataforma incluirá duas novas frentes: livros e alimentos, expandindo ainda mais as oportunidades para os vendedores locais.
Expansão do marketplace
Em 2024, a Shein deu início ao processo de expansão do marketplace e desembarcou em três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Quando a companhia chega em uma nova região, abre sua plataforma para que vendedores daquela localidade se cadastrem em seu marketplace e amplia sua malha logística no estado. "Nossa expansão tem como objetivo tornar a Shein cada vez mais brasileira. Em 2025, levaremos nosso ecossistema para mais regiões do país, sempre fiéis à nossa missão de tornar a beleza da moda acessível a todos", ressalta Feistler.
Santa Catarina é a região foco para a expansão do marketplace da SHEIN no primeiro trimestre de 2025. Com uma economia importante, o estado tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do País, de acordo com dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso gera um enorme potencial para captação de vendedores e escalabilidade da Shein na região – uma vez que ela já conta com um sistema logístico robusto, essencial para o crescimento eficiente do marketplace.
A Shein espera ter mil vendedores na região de Santa Catarina até o final de março de 2025. Até o momento, cerca de 600 vendedores locais já se beneficiam do marketplace da Shein. O plano de expansão inclui 5 cidades-foco: Blumenau, Joinville, Florianópolis, Brusque e Itajaí.
"Santa Catarina sempre esteve mapeada como uma região estratégica para a empresa, já que concentra diversas indústrias do setor têxtil. Queremos contribuir para que produtores e vendedores locais comercializem seus produtos para nossos mais de 50 milhões de clientes e ampliem seus lucros por meio do e-commerce", reforça Felipe Feistler.