A Amazon anunciou que chegou à marca de 100 polos logísticos no Brasil, operados com sua tecnologia e espalhados por regiões estratégicas em todas as regiões do país. Atualmente, a empresa processa mais de 100 milhões de produtos em 50 categorias.
O crescimento da empresa no país aconteceu nos últimos 5 anos. Em 2019, a varejista possuía apenas um centro de distribuição no Brasil e 1 milhão de produtos listados para venda. A Amazon realiza entregas atualmente no Brasil com estações de entregas operadas por tecnologia própria, combinada com suporte de parceiros locais em todas as capitais e grandes regiões metropolitanas do país, incluindo regiões periféricas e rurais.
Com investimentos em novos programas de logística, inteligência artificial e conexão com empresas nacionais, a Amazon tem mais de 18 mil funcionários diretos e indiretos atuando em todas as suas áreas de negócios.
A conexão com parceiros logísticos com vasta experiência nacional tem colaborado para o crescimento das entregas pelo Brasil, reduzindo prazos e garantindo o constante aperfeiçoamento dos serviços de entrega. É o caso da Azul Linhas Aéreas, que realiza os transportes aéreos para diversos destinos do país, da To do Green, que opera com uma frota de veículos elétricos realizando entregas sustentáveis, e da Favela Llog, empresa de logística especializada em distribuição de pacotes em 9 favelas do estado de São Paulo.
"A Amazon Logistics no Brasil está revolucionando o setor de entrega com sua utilização de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial em todas as etapas da cadeia logística. Operando sete dias por semana, a empresa emprega soluções inteligentes que reduzem significativamente os prazos de entrega, ao mesmo tempo em que garantem segurança e bem-estar para todos os envolvidos no processo. Atingir a marca de 100 polos logísticos no país, com o apoio de parceiros e programas de desenvolvimento para empreendedores nacionais, é um motivo de enorme orgulho para nós", destaca Rafael Caldas, líder da Amazon Logistics no Brasil. "Por trás de cada entrega, há milhares de pessoas trabalhando de maneira direta e indireta para levar sorrisos aos clientes, e a tecnologia é fundamental para tornar esse processo cada vez mais eficiente e ágil", acrescenta.
Uma das novidades do plano de expansão da empresa é a ampliação do programa global DSP (Delivery Service Partner – Parceiro de Serviço de Entrega), responsável por grande parte das entregas de última milha da Amazon no Brasil e no mundo. O programa desenvolve empreendedores que queiram criar suas próprias empresas de logística, realizando entregas de pacotes vendidos na Amazon. O programa já conta com 41 empreendedores brasileiros, responsáveis pela contração de mais de 3 mil motoristas pelo país.
"Comecei minha trajetória na Estação de Entrega da Amazon no Rio de Janeiro no início de 2022. Nesse período, conheci os processos da Amazon e o que se espera de um empreendedor parceiro. Quando anunciaram a contratação de DSPs para a Estação de Entrega em Embu da Artes, em São Paulo, não pensei duas vezes e me inscrevi para participar do processo. Vi o programa com entusiasmo e como uma excelente oportunidade para mudar de vida e realizar meu sonho de ter meu próprio negócio e ainda contribuir gerando outros empregos." conta Cláudia Sampaio, que iniciou sua história no setor dando suporte para um parceiro do programa DSPs.