Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

Multilog otimiza logística do Makro

Abastecimento de produtos importados para a rede atacadista passa a ser realizado a partir de armazém central localizado em Itajaí
Por Redação em 7 de agosto de 2013 às 14h31

A rede atacadista Makro, pertencente ao grupo holandês SHV, passou a contar, desde de julho passado, com os serviços do operador logístico Multilog, para atender às necessidades de reabastecimento de produtos importados em suas lojas.

Até então, a carga destinada às 77 unidades do Makro, localizadas em 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal, eram divididas e distribuídas de uma só vez entre todas as lojas, sob a premissa de que cada uma delas consumisse todo seu carregamento.

Com isso, existiam inúmeros riscos logísticos, como estoque maior do que o necessário em determinada loja e rupturas em outra, por exemplo. Como a transferência de produtos entre unidades não era uma opção, quando determinado item esgotava era necessário aguardar a chegada de outro carregamento, novamente dividido entre as lojas.

Agora, a Multilog passa a gerenciar os 1.000 contêineres recebidos anualmente pelo Makro no Porto de Itajaí (SC). É pelo terminal marítimo catarinense, que fica a 12 km das instalações do operador logístico, que chegam todos os produtos importados pelo atacadista, como vinhos, alimentos, artigos de utilidade doméstica e porcelanas.

A partir do recebimento no porto, a Multilog é responsável pelo abastecimento inteligente das lojas, com mais de 210 mil volumes diversificados expedidos mensalmente. As operações são realizadas de modo a regular o fluxo logístico, mantendo um estoque que tem a função de amortecer os impactos na cadeia.

Dessa maneira, as instalações da Multilog servirão como um buffer (amortecedor, em inglês), e a partir delas as lojas serão abastecidas uma a uma, de acordo com suas necessidades específicas. Isso proporciona também uma possibilidade de correção imediata caso alguma unidade precise de um produto em específico, pois estes estarão disponíveis no buffer, que serve como um estoque regulador. Totalmente informatizadas, as novas operações devem reduzir pela metade o tempo que os produtos levam para sair do porto e chegar até as lojas, passando de 20 para dez dias.

O objetivo do Makro é adquirir a quantidade necessária de itens importados para suprir este novo estoque central, abastecendo assim suas unidades de acordo com o desempenho individual. De acordo com o diretor de Supply Chain do Makro, Douglas Souza, a novidade permitirá ao atacadista aumentar a variedade de produtos nas lojas e otimizar os custos com logística.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar