A Natura inaugurou hoje, dia 26 de outubro, seu primeiro Centro de Distribuição (CD) no Paraná. Localizada em São José dos Pinhais, a nova unidade fornecerá suporte ao crescimento das vendas na região Sul, bem como aperfeiçoará o serviço prestado às consultoras. Ao todo, o novo CD irá operar com aproximadamente 200 novos colaboradores divididos em dois turnos de operação.
O centro paranaense, operacionalizado e desenvolvido em parceria com a Penske Logistics, atenderá aos mercados dos estados do Paraná e Santa Catarina. O local conta com 10.700 m², tem capacidade para armazenar 3.700 paletes e possibilidade de processar 9,5 mil volumes diariamente. O tempo estimado de entrega dos produtos para o canal de vendas – após o processamento do pedido – é de até um dia útil para Curitiba e Região Metropolitana e de dois a três dias úteis para o interior do Estado e Santa Catarina.
O CD opera com a linha de separação com sistema semiautomático “picking by light”, em que os operadores são guiados por luzes, combinado com estações de separação totalmente automática. O trabalho da Penske é receber, armazenar, separar, faturar os produtos conforme os pedidos e enviar para as consultoras Natura nos dois estados. Durante aproximadamente três meses, o operador logístico fez um trabalho de treinamento da força de trabalho, com acompanhamento do fornecedor do equipamento.
Para controle correto dos produtos, a Penske mantém uma farmacêutica que faz o controle de qualidade, validade e correta armazenagem dos produtos. Assim como os medicamentos, as empresas que operam com cosméticos também devem ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – para funcionar.
Segundo o diretor-presidente da Penske Logistics para a América do Sul, Paulo Sarti, a parceria com a Natura é importante para consolidar a estratégia de negócio da companhia, cada vez mais focada na ampliação regional. “Entrarmos no mercado logístico do Sul brasileiro com um cliente que exige um alto nível de qualidade de serviço e de comprometimento, o que reforça nossa expertise em operações logísticas de sucesso”, diz.
O vice-presidente de Operações e Logística da Natura, João Paulo Ferreira, afirma que a companhia está orgulhosa do avanço nos últimos anos. “Esse processo é um desafio porque queremos crescer e ao mesmo tempo reduzir nosso impacto ambiental e fazer isso em conjunto com os fornecedores”, destaca.
O compromisso ambiental foi um dos principais aspectos levados em consideração durante o desenvolvimento do CD. Esta nova operação possibilitará um menor impacto ambiental devido à redução na emissão de CO2 (gás carbônico) e outros gases poluentes emitidos pelos veículos usados no transporte de produtos. Isso porque, pelo modelo anterior, os produtos eram enviados de Cajamar (SP) para o Rio Grande do Sul e depois distribuídos no Paraná e em Santa Catarina. A partir de agora, os itens vão de São Paulo diretamente para o CD em São José dos Pinhais. Após a separação e embalagem, os itens são coletados pela transportadora parceira, que utiliza veículos leves na entrega até a casa das consultoras e consultores da marca.
Há outro motivo para a inauguração realizada no Paraná. Segundo o diretor Comercial da Regional Sul da Natura, Alexandre Lemos, o fato de o Estado ocupar o quinto lugar na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com participação de quase 6% da economia, pesou na tomada de decisão para o investimento. “Este projeto vem para consolidar o relacionamento com o mercado paranaense e também agilizar a entrega dos pedidos para a nossa força de vendas”, diz.