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Vonpar implementa novo modelo de entrega para pequenos e médios clientes

Por Redação em 23 de novembro de 2009 às 14h49 (atualizado em 14/04/2011 às 10h41)

Empresa passa a operar com veículos utilitários próprios em todo o seu território de atuação

A Vonpar, franqueada do sistema Coca-Cola e distribuidora da Femsa Cerveja Brasil para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, criou um novo modelo de entrega para clientes de pequeno e médio portes, que foi implementado no mês de outubro no estado gaúcho e estará finalizado até o final deste mês em território catarinense. Com ele, a empresa espera se aproximar geograficamente deste varejo, que forma 55% da sua base de clientes, e flexibilizar as entregas, que são bastante pulverizadas.

“A aproximação com este mercado é fundamental devido ao seu perfil diferenciado do grande varejo. Como eles não têm uma grande área de estoque, uma entrega correta e eficiente é fundamental porque, caso não tenham o nosso produto, terão de buscar alternativas no mercado e isto representa perda de vendas para nós”, diz Marcos Silveira, diretor de Logística da Vonpar e responsável pela implantação do modelo, que começou a ser pensado desde a sua entrada na empresa, em março passado.

“Criamos transit-points que ficam mais próximos que os centros de distribuição tradicionais e funcionam no sistema cross-docking, nas cidades de Rio Grande, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Uruguaiana, Jaguarão e Torres (RS) e Araranguá, Balneário Camboriú, Criciúma, Lajes e São José (SC), criando um serviço diferenciado para esta fatia de mercado”, continua o diretor.

Outra estratégia adotada, diferenciada do atendimento aos grandes clientes, foi “primeirizar” as entregas, que antes eram feitas de forma conjunta com a do grande varejo, em caminhões. Agora, esta fatia dos pequenos é atendida por veículos utilitários próprios, modelo Renault Kangoo, identificados com os logos Vonpar e Coca-Cola. Já foram adquiridas 37 unidades destes veículos, que têm capacidade para em torno de 60 a 80 caixas e conseguem fazer entre oito e dez entregas por viagem, dependendo do perfil de pedido dos clientes.

Com isso, explica Silveira, é possível parar mais próximo do ponto de venda, reduzindo o tempo e o esforço na entrega. A empresa também deixou de perder entregas, já que, se por algum motivo na primeira passada o cliente tiver algum problema que o impeça de receber o pedido, o veículo consegue fazer um repasse ainda no mesmo dia. “Com isso, nosso índice de retorno de entregas caiu de 8% para 2% nestes clientes”, comemora o diretor.

Além dos transit-points, a empresa criou ainda mini-depósitos próximos das regiões mais densas, chamados “mini-dops”. São quatro na Grande Porto Alegre (zona Sul, Centro, Gravataí e Canoas) e dois na Grande Florianópolis (no continente e na ilha). “As rotas são menores, num raio de cerca de 5 km dos mini-depósitos, permitindo maior frequência e flexibilidade no atendimento”.

Como exemplo dos benefícios deste novo modelo, ele cita a região de Porto Alegre, onde a empresa opera com 16 equipamentos, que perfazem perto de 2.800 entregas semanais. “Se aplicarmos aquele percentual de redução de retorno, serão cerca de 160 clientes que deixavam de ser atendidos. É um impacto relevante”, ressalta, explicando que, antes, os caminhões percorriam rotas de até 60 km.

Outro benefício é que os veículos que atendem ao grande varejo circulam com motorista e ajudante e, com os Kangoos, o próprio motorista faz a entrega. Ele destaca que isto é possível pela maior ergonomia dos utilitários, cuja descarga é menos desgastante e mais rápida que a dos caminhões.

Os transit-points foram implantados em regiões que estejam longe dos centros de distribuição da empresa. Nos que estão mais próximos, as entregas saem diretamente dos CDs, como em Pelotas, por exemplo.

Os caminhões deixam as fábricas de madrugada e abastecem os pontos com os produtos daquele dia, que vão sendo entregues pelos Kangoos. A Vonpar possui três fábricas, em Porto Alegre e Santo Ângelo (RS) e em Antonio Carlos (SC). Já os centros de distribuição estão localizados em Farroupilhas e Pelotas (RS), Blumenau, Joinville e Chapecó (SC).

Os investimentos chegaram a R$ 1 milhão em toda a readequação, que incluiu ainda a ampliação do CD de Joinville, que teve sua capacidade triplicada, passando de 500 posições-paletes para 1.500 posições.

A Vonpar manteve o esquema tradicional de entrega para os grandes clientes, com baús com divisórias para paletes e cortinas nas laterais, utilizado por todo o varejo de bebidas. A empresa possui hoje nesta operação, 200 caminhões próprios e outros 200 de terceiros, operados por entre 10 e 12 transportadoras, divididas por região de atuação. O volume total movimentado, incluindo grandes, médios e pequenos varejos, é entre 400 e 500 caminhões/dia, com movimentação diária de cerca de 4,5 mil paletes.

As mudanças fazem parte de um plano de reestruturação implementado por Silveira, que incluíram mudanças nas lideranças, e reformulação de frota e estrutura. Tudo isso terá caráter permanente, mas foi feito a tempo de atender à grande demanda sazonal da Vonpar, que ocorre no verão, período em que a produção tem aumento médio de 40% e os volumes dobram em algumas regiões. “Por isso, priorizamos as áreas de maior relevância no verão, mas a reestruturação não visou apenas este período”, reforça Silveira.

www.vonpar.com.br

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