Courier entrega e instala dois mil produtos de comunicação eletrônica por mês
A DHL Express firmou, em meados de 2008, uma parceria com a Orizon – empresa que fornece soluções de autorização e faturamento eletrônicos para o mercado de saúde suplementar e odontológico – a fim de entregar e instalar os produtos de comunicação disponibilizados pela companhia. Hoje, a gama de clientes da Orizon é composta por 80 operadoras de saúde e 90 mil prestadoras de serviços.
Para atender a este universo de empresas, o diretor de Vendas da DHL Express, Sérgio Fonseca, afirma que foi desenvolvida uma solução customizada. Ele explica o processo. “Nossa equipe de vendas trabalha com uma ferramenta denominada Supply Chain Explorer que aponta os problemas operacionais. Após isso, toda a cadeia de supply chain do cliente é mapeada, validamos as informações e propomos uma solução”, diz.
Fonseca conta que na Orizon o trabalho inicial consistiu em testar a solução em algumas capitais. O número de cidades não foi informado. “Comparamos a teoria definida após o mapeamento com a solução na prática”, resume. Neste caso, afirma, pequenos gaps, como formato da etiqueta e forma de acondicionar os produtos, foram identificados e prontamente resolvidos.
O diretor ressalta que a DHL Express não exige qualquer tipo de adequação operacional por parte dos clientes, mesmo após os problemas identificados. “Nós é quem nos adaptamos as suas necessidades”, salienta. Ele lembra, porém, que a empresa auxilia seus parceiros na introdução de ferramentas de gestão. “Fornecemos o software para que o cliente tenha acesso a todas as informações e mapeie sua remessa”, conta.
Após quase um ano em operação, a DHL Express já realiza cerca de duas mil remessas por mês para a Orizon. Fonseca salienta, contudo, que o treinamento daqueles que irão operar os produtos é de responsabilidade do parceiro.
No cliente
O gerente Executivo de Atendimento e Logística da Orizon, Alan Assumpção, conta que a procura por uma empresa de entrega surgiu da necessidade de realizar uma operação em larga escala. “Queríamos sair de um atendimento personalizado, mas sem perder o contato próximo com o cliente. Precisávamos de um parceiro que, além de entregar as soluções, as instalasse de uma maneira confortável”, define.
Assumpção lembra que antes de fechar o acordo com a DHL a Orizon testou diferentes modelos operacionais. “Aplicamos apenas um fornecedor, mas isso fazia com que nossa capilaridade fosse pequena. Além disso, utilizamos vários fornecedores, mas perdemos o controle, principalmente dos multiplicadores que instalavam nossa solução”, relata.
Os números também não foram satisfatórios com os primeiros modelos. “Tínhamos dificuldade em garantir o tempo de entrega. Nosso prazo é de 15 dias e em apenas 60% dos casos estávamos atingindo”, conta. Havia, ainda, rejeição no recebimento. “Realizávamos cerca de mil entregas por mês e 10% eram rejeitadas principalmente pelo perfil do entregador”, revela.
Assumpção, atualmente, comemora os resultados da parceria com a DHL Express. Segundo ele, 99% das entregas são realizadas no prazo e o índice de rejeição foi zerado. “Hoje, podemos focar em nosso negócio. Antes nós gerenciávamos toda a logística e, agora, apenas acompanhamos o desempenho e gerenciamos os indicadores”, diz.