Protocolo de intenções foi assinado pelos governadores de Minas Gerais e do Amazonas
O governador do estado de Minas Gerais, Aécio Neves, e o governador do Amazonas, Eduardo Braga, assinaram ontem, dia 30 de julho, em Uberlândia (MG), o protocolo de intenções para a instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) no município mineiro. A iniciativa é estratégica para a região uma vez que o entreposto, pólo de distribuição de produtos fabricados em Manaus, criará empregos e ampliará a movimentação de cargas.
A decisão por Uberlândia se deu graças ao pedido realizado pela prefeitura e pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) – entidade responsável pela apresentação do projeto – junto ao governo de Minas Gerais. A presidente da Aciub, Rosalina Vilela, explica que, com o entreposto, Uberlândia passará a receber remessas de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus para depósito em armazéns gerais locais e, posteriormente, serem comercializados em qualquer ponto do território nacional ou destinados à exportação. “Seremos responsáveis por toda a logística de distribuição destes produtos, contribuindo para com a geração de empregos, renda, arrecadação de tributos, além de tornar Uberlândia e região em um centro atrativo para outros projetos industriais. A partir daqui, num raio de 600 quilômetros, temos o maior mercado consumidor brasileiro”, diz.
A expectativa é a de que a presença do entreposto torne a cidade mineira sede de um dos mais importantes Pólos de Distribuição de Mercadorias de Minas e do Brasil. Rosalina ressalta um dos aspectos que definiram o município como centro do investimento. “Uberlândia tem o privilégio de sediar este projeto por diversos fatores positivos, entre estes está a presença dos maiores atacadistas brasileiros, empresas que transformaram este segmento de negócio em uma das principais bases econômicas da cidade e uma de suas maiores vocações”, afirma.
A Zona Franca
A ZFM foi criada há 31 anos para estimular o desenvolvimento econômico daquela região, principalmente a produção industrial para exportação. É considerado o maior pólo industrial de eletroeletrônicos, duas rodas, relojoeiro e de produção de celulares da América do Sul, com reconhecido destaque pelo expressivo número de empresas instaladas, além do número de postos de trabalhos envolvidos, bem como pela variada linha de produtos produzidos. Ela foi instituída pelo Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, com o objetivo de estabelecer um pólo de desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário. Para compensar as desvantagens logísticas da Amazônia, a legislação referida, definiu a ZFM também como área de livre comércio de importação e exportação, além de contar com incentivos fiscais especiais.