A Riachuelo, por meio do Cria!, plataforma que reúne ações e iniciativas sustentáveis da marca, anunciou entregas com carros elétricos para todos os munícipios da Grande São Paulo. Depois de uma fase de testes iniciadas em setembro de 2021, a Riachuelo aumentou o número de modais de transportes que colaboram com a sustentabilidade. Ao todo são nove carros elétricos, sendo cinco veículos tipo VUC para abastecimento de lojas de São Paulo e quatro veículos tipo HR e Van, para a operação de entrega de compras pelos canais digitais.
Percorrendo toda cidade de São Paulo e Guarulhos, os veículos saem do centro de distribuição de Guarulhos, responsável pelo abastecimento de lojas e de pedido gerados na capital paulista. Para operacionalizá-los, é necessário mão de obra especializada e treinada para lidar com a nova tecnologia e extrair o melhor do modal de transporte.
A Riachuelo pretende adquirir mais veículos elétricos na operação de abastecimento de lojas e entregas do e-commerce e ainda estuda a adoção de caminhões elétricos na frota da marca, ou, até mesmo, de uma nova parceira para garantir entregas via transportes mais limpos.
“A mudança ocorre de maneira gradativa. Nosso objetivo é entregar uma moda consciente de ponta a ponta para os nossos consumidores. Ou seja, desde a escolha de matérias-primas, fornecedores certificados, processos de produção e produtos mais sustentáveis, até a chegada dessas peças na casa do cliente. A utilização de veículos elétricos em substituição aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fosseis é uma das nossas ações para reduzir emissões de carbono nos próximos anos”, diz Mauro Mariz, diretor executivo de Gente e Sustentabilidade.
O passo da Riachuelo, de acordo com o Elio Silva, diretor executivo de Marketing e Canais, vem de encontro com a evolução digital do grupo e o aumento das vendas pelos canais digitais da marca. “Nos primeiros três meses de 2022, a participação do app na originação das vendas online foi de 45%, com crescimento de 134% no número de usuários diariamente ativos no aplicativo. Mesmo diante da retomada do fluxo para o varejo físico, a participação dos canais digitais nas vendas foi de 10,1%. Ao somarmos isso ao nosso propósito de fortalecer o pilar de sustentabilidade da Riachuelo, temos como foco seguir investindo em ações e iniciativas mais robustas dentro dos seguintes eixos de atuação: cadeia limpa e transparente, gestão de resíduos, mudanças climáticas, circularidade, eficiência hídrica e energética, produtos mais sustentáveis e investimentos sociais”, conclui Silva.