A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou, neste mês, a entrega da sua nova linha de caminhões Delivery exclusivamente sobre carretas. O cliente buscará nas revendedoras o caminhão leve 0 km, sem a rodagem realizada anteriormente por procuradores entre a fábrica e a rede de concessionários. Ou seja, o veículo fica protegido dos danos de uma viagem convencional, como acidentes de trânsito, riscos na pintura, desgastes nos pneus e danos em pára-brisas.
A Volkswagen elaborou, juntamente com a ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen de Caminhões), um plano de transição no padrão de transporte de caminhões e ônibus para todo o Brasil, dividido em três etapas. A fase 1 estabeleceu que a linha Delivery será transportada da planta na cidade de Resende (RJ) ao destino final unicamente sobre carretas, serviço até então disponível somente para mini/microônibus e ônibus (exceto os modelos com motor dianteiro).
Está previsto na fase 2 o transporte de todos os chassis de ônibus sobre carretas, a partir de outubro deste ano. A fase 3 está ainda em negociação com a ACAV e prevê a exigência do transporte sobre carretas para a linha NFB de caminhões pesados, quando então toda a linha de caminhões e ônibus será transportada sobre carretas por exigência da VW.
"Pedimos à transportadora Transgil uma nova carreta de eventos, equipada com uma proteção extra. Foram instalados siders nas carretas e as cortinas laterais também servirão como painéis de propaganda", explica Luiz Imparato, gerente Executivo de Marketing da Volkwagen Caminhões e Ônibus. O serviço de transporte sobre carretas será prestado inicialmente pelos transportadores que já trabalham para a rede de concessionários. "Não será uma exclusividade de ninguém. A escolha do transportador é uma iniciativa do concessionário, pois a VW entrega seus veículos no portão da fábrica de Resende aos seus procuradores", completa Imparato.
A capacidade das carretas varia de acordo com o tipo de chassi transportado. Trabalha-se com uma variação de quatro ou cinco chassis para a linha de caminhões leves (Delivery, 8/9 ton, mini e microônibus), dois ou três para os veículos maiores (caminhões médios, pesados e ônibus) e três ou quatro para cavalos. "E vale destacar que uma empresa especializada na fabricação das carretas está desenvolvendo um novo conceito de implemento em parceria com os atuais transportadores e também com, pelo menos, um grande frotista nacional. Será apresentado a nós um protótipo nos próximos meses", explica Imparato.
Com o transporte por carretas, a empresa acredita ainda que os transportadores tornarão viável a carga de retorno e os novos custos serão minimizados e melhor assimilados pela rede Volkswagen e pelo mercado em geral. "Temos conhecimento de frotistas que estão trabalhando em conjunto com fabricantes de carretas para maximizar o número de alternativas que viabilizem a carga de retorno", completa Imparato.