A Flores Online, e-commerce de flores e presentes especiais, investiu em tecnologia para melhorar o relacionamento com o cliente, principalmente na entrega, e reforçar a modalidade de same day delivery. A empresa, que passou por uma reestruturação, já computa os resultados e vem registrando crescimento anual na casa dos 30%.
Para entregas no mesmo dia basta agendar o horário. Os pedidos são separados por turno no centro de distribuição da companhia em São Paulo e as floriculturas mais próximas do destino são acionadas para efetuarem as entregas. “Visando melhorar essa experiência e trazer mais comodidade e conforto, buscamos trazer essa ideia de entregas no mesmo dia junto de todo um conceito para aumentar a confiança em nossos produtos e reforçar nosso posicionamento como marca”, diz o CEO da Flores Online, Luiz Torres.
O executivo conta que o trabalho consistiu em analisar, estudar e compreender as fases de todo o processo para atender a esse tipo de demanda, que se tornou corriqueira no meio dos negócios. “Lidamos com um produto extremamente delicado. As plantas e flores sofrem com o clima, com o transporte, os arranjos podem desfazer, vasos podem quebrar”, lembra.
Segundo ele, há também outro cenário dessa logística que é ainda mais difícil de trabalhar e que companhia precisa considerar, que é o fato de também lidar com sentimentos. “Quando o meu cliente envia uma flor para alguém, carrega junto um sentimento de amor, de amizade, de carinho. E eu enquanto marca não posso deixar que a pessoa receba isso de qualquer jeito”, pontua.
De acordo com o executivo, foi a partir desses estudos e dos investimentos em tecnologia que a Flores Online buscou floriculturas parceiras em diversas cidades do Brasil, ofereceu suporte para a construção e manutenção das flores e arranjos que refletiu no reforço da modalidade de entregas same day delivery.