Ibovespa
129.036,10 pts
(-0,07%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(-0,14%)
Dólar turismo
R$ 6,03
(-0,25%)
Euro
R$ 6,10
(0,78%)

Logística integrada

Por Redação em 8 de junho de 2005 às 16h44 (atualizado em 09/05/2011 às 11h29)

Depois de um período de reestruturação que culminou, em 2003, na implantação de uma subsidiária no Brasil para administrar sua rede de fast food, a norte americana Subway retoma os projetos de expansão no País e contrata a FBD Logística e Distribuição para ser o seu operador logístico em âmbito nacional.

Presente em 81 países, a Subway mantém uma rede com mais de 23.400 lojas no mundo. No Brasil, a empresa continua operando com o sistema de franquias, mas optou por montar um escritório próprio, instalado em Salvador (BA).

A nova fase da empresa no País prevê um arrojado plano de crescimento. Nos últimos dois anos, 24 unidades foram inauguradas, totalizando 27, somadas as três remanescentes do primeiro período de instalação da marca no País. As lojas estão espalhadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina.  Outras 23 franquias já estão vendidas, mas a previsão é de que apenas 13 novas unidades sejam abertas até o final do ano.

"A missão da Subway, no mundo, é ser a primeira franquia em número de lojas dos mercados em que atua", revela Frederico Lanat Pereira, o agente de desenvolvimento da empresa no Brasil. 

Fechado em 28 de abril a valores não revelados, o contrato com a FBD é válido por cinco anos. Empresa especializada em logística para o mercado de food service, a FBD pertence ao grupo Luft desde 1998. O operador foi selecionado entre duas outras empresas do ramo. Segundo Pereira, pesou na hora de escolha o fato de a FBD cobriro Brasil todo (são mais de 1.500 pontos de venda atendidos) e reunir condições de acompanhar a expansão da franquia no País. A operação deve estar a pleno vapor num prazo de seis meses do início da implementação.

A FBD atenderá todas as franquias da rede no Brasil, com a tarefa de realizar a programação das compras, captação dos pedidos e abastecimento das lojas. Faz parte do serviço a análise de estoques, de crédito e o faturamento. A negociação com o fornecedor fica a cargo da Subway, mas a programação das compras e o relacionamento com a indústria é da alçada da FBD. "As unidades são independentes, mas as compras são feitas conjuntamente. Isto é, a logística é integrada, consolidada no fornecedor", explica Henrique Costa, diretor da FBD.

Serão movimentados três tipos de produtos: secos, refrigerados e congelados. As mercadorias ficarão armazenadas em dois CDs da FBD, localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os veículos utilizados na distribuição têm compartimentos separados para cada uma das diferentes temperaturas.

A implantação da operação prevê um cronograma de investimentos e de adequação da estrutura administrativa e de sistemas, inserção de fornecedores e de produtos, e de lojas. Para atender o cliente, a FBD investiu na ampliação da capacidade de armazenagem e transporte, e na estrutura administrativa, mas não revelou valores.

www.subway.com
www.grupoluft.com.br/fbd/

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar