A Stacco Micrologística, companhia que atua na gestão de transporte, desenvolveu um serviço de entrega focado na responsabilidade socioambiental corporativa, na eficiência e na redução de tempo e custo. Trata-se do 50 Mais Courier Senior, com movimentações focadas no e-commerce e na logística reversa realizadas por cidadãos aposentados.
O diretor da Stacco, Pedro Wilson Viana Leitão, explica que o viés social é uma das premissas da novidade. Isso porque toda a operação é efetuada por profissionais já aposentados, chamados de Couriers Seniores. O objetivo com a estratégia é reinseri-los no mercado de trabalho. “Queremos tirá-los de casa, ocupar suas cabeças, melhorar sua relação com sua família e sua comunidade”, comenta. Hoje, 48 profissionais contratados como microempreendedores individuais (MEIs), realizam as distribuições.
São quatro as modalidade de envio: standard, com prazo de D+2 (D=dia da coleta); entregas aos sábados e domingos, serviço especial solicitado e dedicado aos clientes que precisam receber pessoalmente suas encomendas; logística reversa, retirada de encomendas em devolução nas residências; e troca casada, entregas com coletas simultâneas.
O diretor da Stacco conta que os clientes do serviço são do segmento de vinhos. “Não operamos com eletrônicos, celulares e laptops. O peso real dos volumes não pode ultrapassar 15 kg e o peso cubado pode ser de 25 kg”, explica.
A dinâmica é simples. Os entregadores recebem as encomendas, provenientes do estoque da Stacco, em suas residências acondicionadas em mochilas desenvolvidas especialmente para acomodar pequenos pacotes. “Os couriers recebem ao final de cada expediente, via sistema, em seu smartphone fornecido pela empresa, uma relação detalhada de todas as entregas que lhes serão destinadas no próximo dia”, diz.
Os veículos empregados nas operações de entrega são próprios dos couriers. Todos os bairros de São Paulo e as cidades que fazem divisa com a capital paulista já são atendidos pelo serviço. Leitão calcula que a capacidade atual do serviço é de 2.400 encomendas por dia. Hoje, são realizada 800 diariamente.
O executivo assegura que todos os couriers são gerenciados. “Sabemos online toda a sua movimentação e acompanhamos o seu trabalho. Eles têm disponíveis todos os itens a serem informados no ato da entrega. Quando ela é realizada, eles tiram fotos dos comprovantes e disponibilizam no sistema central. Se houver ocorrências, eles digitam o número e as descrevem”, explica.
Os números e os planos de expansão comprovam a eficácia do serviço. Leitão divulga que a acuracidade dos envios é de 97% e não há índice de avarias. A meta de atuação é ambiciosa. “Até o final deste ano queremos expandir para todas as capitais brasileiras”, planeja.