O Grupo Volvo divulgou, neste mês de fevereiro, os resultados referentes ao ano de 2015. Segundo os números da empresa, a marca se manteve na liderança brasileira de caminhões pesados, alcançando 29,6% de market share, exatamente o mesmo percentual verificado em 2014. Essa participação de mercado representa quase um terço de todos os veículos a categoria comercializados no ano.
Para Carlos Morassutti, presidente do Grupo Volvo América Latina, a previsão para este ano não é muito diferente do ano passado. “2015 foi um ano difícil e 2016 será ainda mais desafiador. Mas nosso compromisso com o Brasil é de longo prazo e vamos continuar investindo em novos produtos e soluções que contribuam com os negócios dos nossos clientes. O país é muito grande e sempre superou suas dificuldades”, comenta.
No segmento de caminhões pesados, Os caminhões semipesados também tiveram resultado satisfatório. Neste segmento, a marca conquistou 12,3% de market share no ano passado, resultado muito semelhante aos 12,6% conseguidos em 2014. “As vendas caíram bastante, como ocorreu com o mercado de uma maneira geral, mas mantivemos uma posição muito parecida com a de 2014”, destaca Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.
A Volvo Financial Services Brasil terminou 2015 com um volume recorde de R$ 1 bilhão em vendas do Consórcio Nacional Volvo, um produto que tradicionalmente ganha força em períodos de diminuição de crédito e dificuldades de financiamento. Com a saída dos bancos comerciais do setor, o Banco Volvo aumentou sua presença no mercado. No ano passado, a instituição foi responsável pelo financiamento de 50% das vendas de caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca no Brasil.