A Renault do Brasil inaugurou em janeiro um centro de distribuição com a finalidade específica de distribuir autopeças para os estados da região Sul do País, Argentina e Chile. Instalado em São José dos Pinhais, nas proximidades do complexo industrial onde estão as fábricas de veículos de passeio, veículos utilitários e motores da montadora, o novo CD estoca peças dos veículos Renault e Nissan.
Desde que começou a operar no país, em 1997, a montadora amplia gradativamente sua área de estocagem e de distribuição de peças. Naquele ano, colocou em funcionamento seu primeiro armazém, em Jundiaí (SP). O crescimento da marca no País e o aumento da demanda de peças exigiram, no final de 2001, a substituição desse depósito por outro construído às margens da Rodovia dos Bandeirantes, no mesmo município. A história se repete agora e justifica a implantação de um segundo CD.
Localizado na região metropolitana de Curitiba, às margens da BR-277, o novo armazém de São José dos Pinhais exigiu investimentos em infra-estrutura no valor de R$ 2,4 milhões. Está instalado num terreno de 30 mil m², com 12.300 m² de área construída. Nos meses de março e abril, a unidade irá operar com 100% de sua capacidade, de 20 mil itens. A expectativa é de que possam ser expedidas cerca de 900 linhas de pedidos diários, totalizando 18 mil ao mês. "Podemos despachar pedidos de até 32 concessionárias das marcas Renault e Nissan por dia," observa o gerente do Armazém, José Antônio Moraes.
A montadora considera o ganho de um dia no prazo de entrega das peças aos clientes da região Sul como o principal ponto a favor da implantação do depósito. Outro ponto positivo é a necessidade de menores estoques nos concessionários das marcas, o que favorece o aumento da rentabilidade deles.