Ibovespa
129.062,95 pts
(-0,05%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(-0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,02
(-0,30%)
Euro
R$ 6,10
(0,74%)

Volvo comemora números de 2004

Por Redação em 14 de fevereiro de 2005 às 17h22 (atualizado em 13/05/2011 às 16h00)

Volvo comemora números de 2004
   O sorriso dos executivos da Volvo do Brasil presentes hoje à coletiva de imprensa em São Paulo tinha razão de ser. Em 2004, a companhia teve o melhor ano de sua história no País. Foram 6.354 unidades de caminhões comercializados no mercado doméstico, um crescimento de 35% em relação a 2003 (4.713 unidades vendidas). No mercado externo, o desempenho foi ainda melhor, registrando 80% de crescimento na receita com as exportações (US$ 382,5 milhões contra US$ 212,6 milhões em 2003).

   O faturamento da companhia sueca no Brasil saltou de R$ 1,73 bilhão em 2003 para R$ 2,61 bilhão no ano passado – ou US$ 1 bilhão ao dólar de hoje – um crescimento de 50%.

   No total, foram 5.088 veículos pesados (FH, NH e FM) e 1266 semipesados (VM 17 e VM 23) vendidos internamente. A linha de pesados terminou o ano passado com 20% de market share. Com esses números, a unidade brasileira, que é responsável também pelo mercado da América Latina, passou para o terceiro lugar entre as subsidiárias da marca no mundo, desbancando países como Inglaterra e Alemanha.

   O presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson (foto), atribuiu os bons resultados à retomada do crescimento do País, à grande competitividade do agronegócio e ao sucesso dos lançamentos dos novos veículos pesados e semi-pesados. Além dos produtos de tecnologia avançada, a empresa atribui o crescimento também aos serviços de sua rede de concessionárias, bem como aos produtos complementares de apoio ao consumidor Volvo.

   Além do recorde de vendas, a empresa bateu, no passado, recordes de produção diária de veículos. A área de caminhões responde por 68% dos negócios da montadora, que produz também no Brasil ônibus (que participa com 6%) equipamentos industriais, motores marítimos e industriais, em sua unidade localizada em Curitiba.

   Na América Latina, as vendas de caminhões também cresceram, apresentando resultado cerca de 43% maior que em 2003 (7.580 unidades contra 5.307). Os mercados que apresentaram maior crescimento foram a Argentina, o Chile e a Venezuela, tanto no segmento de pesados quanto no de semipesados. As perspectivas para este ano também são boas para a região.

   Em termos globais, as vendas de caminhões da Volvo Truck Corporation ultrapassaram 97,3 mil veículos, 29% maior que em 2003, apresentando faturamento global de US$ 27,4 bilhões. O mercado que mais cresceu no ano passado foi o da América do Norte: 52% em relação a 2003.

   Embora otimista para 2005, a empresa espera um crescimento mais modesto no Brasil e no mundo. Aqui, espera crescer 5%; na Europa, prevê um crescimento de 4% ,e na América do Norte, entre 15% e 20%.

www.volvo.com.br

 

LEIA MAIS SOBRE OS NÚMEROS DA VOLVO NA EDIÇÃO DE MARÇO DA TECNOLOGÍSTICA

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar