O sorriso dos executivos da Volvo do Brasil presentes hoje à coletiva de imprensa em São Paulo tinha razão de ser. Em 2004, a companhia teve o melhor ano de sua história no País. Foram 6.354 unidades de caminhões comercializados no mercado doméstico, um crescimento de 35% em relação a 2003 (4.713 unidades vendidas). No mercado externo, o desempenho foi ainda melhor, registrando 80% de crescimento na receita com as exportações (US$ 382,5 milhões contra US$ 212,6 milhões em 2003).
O faturamento da companhia sueca no Brasil saltou de R$ 1,73 bilhão em 2003 para R$ 2,61 bilhão no ano passado – ou US$ 1 bilhão ao dólar de hoje – um crescimento de 50%.
No total, foram 5.088 veículos pesados (FH, NH e FM) e 1266 semipesados (VM 17 e VM 23) vendidos internamente. A linha de pesados terminou o ano passado com 20% de market share. Com esses números, a unidade brasileira, que é responsável também pelo mercado da América Latina, passou para o terceiro lugar entre as subsidiárias da marca no mundo, desbancando países como Inglaterra e Alemanha.
O presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson (foto), atribuiu os bons resultados à retomada do crescimento do País, à grande competitividade do agronegócio e ao sucesso dos lançamentos dos novos veículos pesados e semi-pesados. Além dos produtos de tecnologia avançada, a empresa atribui o crescimento também aos serviços de sua rede de concessionárias, bem como aos produtos complementares de apoio ao consumidor Volvo.
Além do recorde de vendas, a empresa bateu, no passado, recordes de produção diária de veículos. A área de caminhões responde por 68% dos negócios da montadora, que produz também no Brasil ônibus (que participa com 6%) equipamentos industriais, motores marítimos e industriais, em sua unidade localizada em Curitiba.
Na América Latina, as vendas de caminhões também cresceram, apresentando resultado cerca de 43% maior que em 2003 (7.580 unidades contra 5.307). Os mercados que apresentaram maior crescimento foram a Argentina, o Chile e a Venezuela, tanto no segmento de pesados quanto no de semipesados. As perspectivas para este ano também são boas para a região.
Em termos globais, as vendas de caminhões da Volvo Truck Corporation ultrapassaram 97,3 mil veículos, 29% maior que em 2003, apresentando faturamento global de US$ 27,4 bilhões. O mercado que mais cresceu no ano passado foi o da América do Norte: 52% em relação a 2003.
Embora otimista para 2005, a empresa espera um crescimento mais modesto no Brasil e no mundo. Aqui, espera crescer 5%; na Europa, prevê um crescimento de 4% ,e na América do Norte, entre 15% e 20%.
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