Ibovespa
130.793,41 pts
(-0,73%)
Dólar comercial
R$ 5,66
(-0,08%)
Dólar turismo
R$ 5,89
(0,21%)
Euro
R$ 6,13
(-0,35%)

TCP cresce em 2004 e faz balanço geral

Por Redação em 14 de janeiro de 2005 às 12h42 (atualizado em 13/05/2011 às 16h38)

   Seis anos após a concessão que deu direito ao grupo formado pelas empresas espanholas Terminal de Contenedores de Barcelona e Galigrain, e as brasileiras Soifer Participações Societárias, Pattac e Tucumann Engenharia e Empreendimentos de operá-lo por 25 anos, o Terminal de Contêineres de Paranaguá contabiliza ótimos resultados tanto em movimentação quanto em investimentos.

   No ano que passou, o TCP bateu seu recorde histórico de movimentação, chegando à marca de 205.742 contêineres movimentados, número 20,85% superior ao registrado em 2003. O volume de TEUs movimentado durante o ano foi de 345.743, um incremento de 19,64% sobre os 288.978 TEUs do ano anterior. Nos últimos dois anos, o TCP registrou um incremento de 43,4% no número de contêineres e 38,5% em TEUs. Entre as cargas de exportação, as mais movimentadas são derivados de madeira, congelados, papel e algodão. Na importação, destaque para autopeças e componentes para a indústria automotiva, celulose e produtos químicos.

   Para o superintendente do TCP, Mauro Mader, o recorde é resultado dos investimentos em infra-estrutura, tecnologia de informação e superestrutura. Entre outubro de 1998 e dezembro de 2004, foram investidos R$ 185 milhões no terminal portuário. Nesses seis anos, as principais obras realizadas foram a ampliação da área de armazenagem de contêineres, a construção de um armazém de 12 mil m2, prédio administrativo e oficina mecânica, além da instalação de 1,5 mil tomadas para contêineres de carga congelada. A obra mais recente, concluída em julho passado, é a construção de 170 metros de cais, que deixou o cais do TCP com 685 metros.

   Também foram adquiridos equipamentos diversos, como três portêineres STS para as operações de carga e descarga de navios, sete transtêineres RTG, 12 terminal tractors, 14 chassis Corneless e dois reachstackers. Em relação à segurança, foram investidos, até 2004, R$ 6,5 milhões, o que capacitou o TCP como um dos primeiros terminais portuários do Brasil plenamente adequado às normas do ISPS Code (código internacional de segurança portuária, criado pela Organização Marítima Internacional - IMO). De acordo com Raulino Bachmann Júnior, supervisor de Segurança Portuária do TCP, os procedimentos exigidos pelo ISPS Code já eram rotina no Terminal, sendo necessário apenas alguns ajustes e formalização. O Terminal já passou pelas inspeções de praxe e aguarda a certificação.

www.tcp.com.br

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar