A UPS (NYSE:UPS) divulgou, na última quinta-feira, 24 de abril, seus resultados operacionais referentes ao primeiro trimestre de 2014. O lucro diluído por ação foi de US$0,98, queda de US$0,06 em relação aos resultados obtidos no mesmo período do ano anterior. O lucro operacional do trimestre foi de US $ 1,5 bilhão, redução de US$ 106 milhões em comparação aos resultados computados de janeiro a março de 2013.
A média diária de remessas nos EUA subiu 4,2%, impulsionada principalmente por grandes expedidores de e-commerce. A margem operacional do segmento internacional aumentou para 14% no crescimento do volume diário de 7,9%. Cadeia de Suprimentos e Carga tiveram uma melhoria no lucro operacional e expansão da margem.
Para os três meses encerrados em 31 de março, a UPS gerou US$ 1,9 bilhão em fluxo de caixa livre. A empresa pagou dividendos de US$ 596 milhões, aumento de 8,1% por ação em relação ao mesmo período do ano anterior e recomprou 6,8 milhões de ações por aproximadamente US$ 660 milhões.
Envios
A receita de remessas domésticas nos EUA aumentou 2,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 8,5 bilhões. O volume diário melhorou em 4,2%, liderado pela UPS SurePost e UPS Second Day Air. O segmento gerou US$ 927 milhões no lucro operacional, queda de US$ 158 milhões em relação ao ano anterior. A margem operacional retraiu em 220 pontos para 10,9%.
A receita por remessa caiu 1,5% em relação ao ano anterior, devido a mudanças no mix de produtos e clientes, bem como sobretaxas mais baixas de combustível. O mix de produtos continua a ser impactado pelo aumento rápido do UPS SurePost. Mais varejistas de e-commerce estão escolhendo este produto para atender seus clientes conscientes sobre o valor.
A receita do segmento Internacional melhorou em 5% e produziu um lucro operacional de US$ 438 milhões, 12% mais do que os resultados ajustados do ano anterior. A margem operacional aumentou para 14%, impulsionada pela melhoria da eficiência da rede e alavancagem no país.
Em termos reportados, o segmento registrou crescimento de lucro operacional de 24% a mais do que o resultado de US$ 352 milhões do ano anterior. Isso reflete o impacto de lucro operacional de um encargo líquido de US$ 39 milhões em 2013, relacionado com a tentativa de aquisição da TNT.
As remessas de exportação subiram 7,7% impulsionadas pelo crescimento de 15% na Europa e ganhos modestos na Ásia e nas Américas. Remessas transfronteiriças na Europa continuam a crescer rapidamente, como resultado da migração de clientes para a distribuição pan-europeia utilizando soluções da UPS. Para apoiar o forte crescimento intraeuropeu e o comércio intercontinental, a empresa anunciou a finalização da expansão de seu hub aéreo em Colônia, na Alemanha. Este investimento US$200 milhões aumentou a capacidade das instalações em 70%.
Remessas internas fora dos EUA aumentaram 8,1%, impulsionadas pelo crescimento na Europa e no Canadá. A Polônia liderou os países europeus com um crescimento superior a 20%.
A receita média por remessa caiu 2,1% devido a mudanças no mix de produtos, pois os produtos de exportação não Premium aumentaram em quase 13%, ofuscando o aumento do crescimento em produtos Premium.
Cadeia de Suprimentos e Carga
O lucro operacional de Cadeia de Suprimentos e Carga aumentou em 3,5%, para US$148 milhões. A margem operacional cresceu em 30 pontos, para 6,8%, impulsionada por ganhos nas unidades de Forwarding e Distribuição.
O negócio Forwarding registrou uma melhora no lucro operacional e ganhos de margem no trimestre, pois a unidade adaptou-se às mudanças do mercado. O crescimento de International Air Freight nas remessas e tonelagem foi compensado pela menor receita por libra. Ocean Freight e Brokerage (Desembaraço Aduaneiro) apresentaram melhoria das receitas e do lucro operacional.
Os ganhos com clientes de varejo e saúde estimularam maior crescimento de receita na unidade de negócios de Distribuição. O lucro operacional melhorou em mais de 10%, apesar dos custos adicionais de expansão durante o trimestre. Já a receita da UPS Freight aumentou ligeiramente em 3,1%.