A fabricante de equipamentos industriais automatizados B+ Equipment iniciou o ano de 2014 com seis projetos em território brasileiro. A empresa francesa, sediada na região da Marselha, iniciou suas atividades no Brasil há menos de dois anos, com a venda indireta de um maquinário destinado a uma rede atacadista. Mas foi somente em 2013, após a participação na feira CeMAT South America, que a B+ passou a prospectar clientes no Brasil.
A empresa atende o segmento logístico desde o ano 2000, tendo incluído em seu portfólio soluções de automação dedicadas ao processamento e preparação de pedidos. Dentre os utilizadores das máquinas fornecidas pela B+ estão grandes varejistas e prestadores de serviços logísticos de setores como farmacêutico, cosméticos, e-commerce, entregas expressas, materiais de escritório e multimídia.
De acordo com a representante de Vendas para a América Latina da B+, Anna Maria Barbosa Foubert, a necessidade de desenvolver sua presença em mercados estrangeiros nasceu a partir da constatação de que a participação de mercado na França já está próxima de alcançar seu pico. “Depois da Europa, dos EUA e do Japão, o Brasil é o país que apresenta as maiores oportunidades de mercado para a automação de processos de embalagem e preparação de pedidos”, explica.
Anna Maria conta que a B+ decidiu investir no mercado brasileiro em especial para acompanhar o desenvolvimento das companhias que trabalham com o e-commerce. “Vejo que as empresas brasileiras demonstram um grande interesse em otimizar sua intralogística com soluções de embalagem automatizadas”, justifica.
A gama de equipamentos inclui o Intel’Pick, que realiza a atividade de picking de forma automatizada, o I-Pack e o Varipack, que reduzem a altura de embalagens, com o dobramento e o corte das extremidades, respectivamente, e o Ultipack, destinado à lacração de produtos.
No mercado desde 1982, a B+ Equipment está presente, além de França, EUA, Japão e Brasil, na Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Suécia, Polônia e Austrália. Ao todo são mais de 300 equipamentos da fabricante instalados nos mercados em que atua.
Todos os produtos comercializados mundialmente pela B+ são fabricados na França. Em todos esses mercados, a empresa conta com equipes de serviço pós-venda, constituída por engenheiros e técnicos.
Anna Maria revela que a fabricante estuda trabalhar com um distribuidor credenciado no Brasil a partir de 2015, que pode futuramente receber licença para fabricação dos equipamentos em território nacional. “A prioridade da B+ é, atualmente, ampliar seu conhecimento sobre as tendências do mercado brasileiro e suas especificidades”, destaca a executiva.
A expectativa é que o Brasil passe a responder, em um período de dois a três anos, por cerca de 10 a 15% do volume de negócios da empresa. Atualmente, a B+ Equipment apresenta um faturamento de 9 milhões de euros anuais.