A Portonave – Terminal Portuário de Navegantes (SC) informa que atingiu, no último mês de maio, recorde de movimentação de contêineres. Ao todo, foram 62.943 TEUs operacionalizados, o melhor resultado obtido em um mês desde o início das operações do terminal, em outubro de 2007. O recorde anterior foi o de setembro de 2012, quando foram alcançados 60.570 TEUs. Na comparação com o mês de abril deste ano, a empresa movimentou 26,7% a mais de TEUs.
O crescimento da movimentação de cargas na Portonave se deve, entre outros fatores, ao início do serviço Ipanema, operado pela MSC com destino à Ásia, o aumento no tamanho das embarcações e à ampliação de acordos comerciais. No acumulado do ano, o terminal catarinense movimentou 269.269 TEUs, contra 230.288 TEUs computados no mesmo período de 2012, crescimento de 16,9%.
Em maio, a operação com carga reefer também superou os números já registrados. Foram embarcados 9.200 TEUs de carga congelada ou refrigerada no mês passado. Os principais produtos movimentados foram carnes congeladas e maçã. Entre as cargas secas, destaque para o tabaco e a madeira.